Na noite desta quinta-feira, 02, o Prof. Dsc Potiguara Acácio Pereira esteve reunido com a comunidade acadêmica (membros do Conselho Superior, professores, funcionários e acadêmicos) da FIMES para esclarecer alguns pontos fundamentais no processo de transição de Faculdades Integradas para Centro Universitário.
   A reunião foi presidida pelo Presidente do Conselho Superior da FIMES, Prof. Msc Martiniano José da Silva, e pela Diretora Geral, Prof. Msc Ita de Fátima Silva Assis.
    Em sua fala inicial Prof. Potiguara salientou a necessidade de entendimento do artigo 45 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
    “O art. 45 da LDB diz que a educação superior será ministrada em instituições públicas ou privadas, com ‘variados graus de abrangência ou especialização’. Para o sistema federal, os ‘variados graus’ são seis, conforme determina o Decreto n.º 2.306/97: universidades; centros universitários; faculdades integradas; faculdades; institutos superiores ou escolas superiores. Mas para sermos um Centro Universitário é necessário dois elementos: excelência no campo do ensino e autonomia” afirmou Prof. Potiguara.
    Potiguara foi enfático em afirmar que o Centro Universitário consegue implementar estes dois elementos somente com a participação da comunidade acadêmica e em geral, por meio dos colegiados. “A implementação de um Centro Universitário não deve ser realizado por uma pessoa, ou seja, ele não é de uma única pessoa, ele é da comunidade. É a comunidade que deve dar condições para que o Centro Universitário se desenvolva atendendo suas próprias demandas educacionais”.
    Após sua explanação a platéia participou efetivamente esclarecendo suas dúvidas.
    “O objetivo da presença do Prof. Potuguara em nosso médio é o de fomentar esta discussão em torno do tema Centro Universitário, procurando esclarecer que o processo de transformação é um atendimento ao anseio da comunidade acadêmica, que em 2002, por meio de um Diagnóstico Participativo para elaboração do Plano Estratégico Institucional (PDI) afirmou que em 2010 nós deveríamos ser um Centro Universitário. O que a Diretoria Executiva está fazendo é dar condições para que isso se concretize” ressaltou a Diretora Geral, Prof. Ita.
    O Prof. Potiguara ficará ainda nesta sexta-feira, 03 de abril na FIMES orientando os Coordenadores de Instituto e de curso sobre os processos de transformação, bem como junto à Coordenação de Graduação, responsável por encaminhar o Projeto final do Centro Universitário à Diretoria Executiva da FIMES.

Fonte: Departamento de Comunicação
FIMES
03/04/2009