O Conselho Universitário do Centro Universitário de Mineiros – CONSUN, em sua 86ª Sessão Plenária Extraordinária, realizada em 30 de agosto de 2019, publicou a resolução nº 76 (B), na qual instituiu a comissão eleitoral temporária, responsável pela regulamentação, organização, coordenação, execução e apuração do processo eleitoral para a escolha dos responsáveis pelas coordenações dos cursos de graduação da UNIFIMES durante o período/mandato de 2020 – 2021.2. Para a comissão foram nomeados os seguintes membros:
  1. Fernanda Bittar de Sousa (Assessoria Jurídica);
  2. Fernando Freitas Costa (Departamento de Informática);
  3. Fernando Markus de Castro (Departamento de Informática);
  4. Lorena Resende Vasques de Souza (Técnico Administrativo), e
  5. Wanda Pereira de Lima (Corpo Docente)
Nesta mesma resolução também ficou definido que o processo eleitoral seria para eleger os coordenadores dos cursos de Graduação da UNIFIMES – Unidade de Mineiros, com a exceção dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Sanitária e Sistema de Informação.
Baseado nesta resolução, a comissão eleitoral publicou a Resolução/CE nº 001 de 2019 na qual determinou as regras e prazos para o processo eleitoral dos cursos de: Agronomia, Educação Física, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Engenharia Civil, Direito e Pedagogia. Nesta resolução ficou definido que o registro de candidaturas deveria ocorrer entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro de 2019. Neste período, apenas a servidora Lidiane Ferreira da Silva apresentou sua candidatura para concorrer ao cargo de Coordenadora do curso de Psicologia.
Diante dessa informação, as normas de campanha foram estabelecidas pela Resolução/CE nº 002 de 2019 e as urnas começaram a ser preparadas para a eleição.
Conforme cronograma da comissão eleitoral, no dia 23/10/2019 foi divulgado, no site e nos murais da instituição, a lista de eleitores aptos a votar, que era composta por 125 acadêmicos do curso de Psicologia e 14 docentes que ministram aulas no referido curso.
A consulta eleitoral ocorreu no dia 24/10/2019, das 09h às 21h em seção única, que foi montada na Sala 01 do Bloco 01 na Unidade I da UNIFIMES. Ao final do processo, após apuração dos votos, chegou-se ao seguinte resultado:
  • 34 acadêmicos compareceram para votar – 27,2% do total de acadêmicos aptos a votar;
  • 8 docentes compareceram para votar – 57,14% do total de docentes aptos a votar;

Destes eleitores, obtivemos os seguintes votos:

• Dentre os acadêmicos: Sim (25 votos), Não (7 votos), Branco (1 voto) e Nulo (1 voto);
  • Dentre os docentes: Sim (8 votos);
Desta forma, após aplicar a fórmula de apuração definida pela Resolução/CE nº 001 de 2019, chegou-se ao seguinte resultado:
  • Sim – 93,438% dos votos válidos
  • Não – 6,562% dos votos válidos