O segundo semestre da UNIFIMES teve início com o 1º Seminário da Associação das Fundações Municipais do Estado de Goiás – AFESG, realizado em Caldas Novas nos dias 3, 4 e 5 de agosto. Participaram do encontro, 15 funcionários da área de gestão das quatro Fundações: UNIFIMES (Mineiros), FESURV (Rio Verde), FEA (Anicuns), FAFICH (Goiatuba).

O encontro teve como objetivo geral, aproximar as quatro Fundações, propondo uma discussão conjunta destacando os pontos fortes e os que precisam melhorar em cada Instituição.

A programação foi intensa e significativa para o grupo. No primeiro dia aconteceu a abertura com duas palestras: “Prestação de Contas das Fundações” com o Doutor Paulo César Caldas Pinheiro, Auditor do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, que discorreu sobre a legislação e o processo de prestação de contas dos gastos das Fundações Municipais. Em seguida foi a vez da Doutora Zaíra Turch, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG, que tratou das questões relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, momento em que apresentou as várias possibilidades das Fundações fazerem pesquisas com financiamento da FAPEG, bem como a criação e integração de redes de pesquisa entre os professores das Fundações, possibilidade de bolsa de qualificação, entre outros.

O segundo dia foi marcado pela palestra do Professor Antônio Capp e Marcos Elias, membros do Conselho Estadual de Educação de Goiás – CEE/GO, discutindo as perspectivas do Ensino Superior ofertado pelas Fundações Municipais diante do mundo em transformação. Refletiu sobre o mundo globalizado, incluindo os pilares que deram suporte ao novo modelo de educação superior deste milênio, discutiu sobre os principais desafios das Fundações para se fortificarem e cumprirem bem os seus papéis. Destacou que um dos desafios e fortalecimento da Associação das Fundações criando uma frente municipalista de educação no Estado de Goiás. Sugeriu a construção de uma agenda de trabalho no sentido de que juntas busquem superar suas dificuldades, conquistando direitos concedidos às Instituições Públicas Estaduais e Federais. Outro desafio pontuado pelos palestrantes é a construção de currículos equivalentes entre as instituições que facilite a mobilidade do aluno e do professor entre ela.

Dando sequência aos trabalhos o Professor e membro do CEE/GO Sebastião Donizete abordou sobre o Conselho Estadual de educação e o seu papel como regulador e articulador do ensino superior de Goiás ofertado pelas Fundações. Foi um momento de grande relevância, considerando que muitos dos representantes que ali se encontravam nunca tiveram a oportunidade de ouvir esses esclarecimentos do CCE/GO.

Às 14 horas, realizamos as reuniões de trabalhos e de integração entre os participantes das quatro Fundações. Foram nomeados cinco temas que foram debatidos, nos cinco grupos, formado por áreas específicas: Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão; Jurídico e Administrativo, e Secretaria, Biblioteca e Informática.

Os grupos discutiram e apresentaram sugestões de ações conjuntas nessas temáticas com propostas alternativas. No encerramento, cada grupo apresentou os resultados dos trabalhos em que compartilhou as dificuldades, experiências e traçou ações conjuntas visando a sua superação, bem como fortificar o ensino superior municipal do estado de Goiás.

No encerramento os Diretores das Fundações e os seus representantes avaliaram o Seminário, como um momento de grande relevância para o Ensino Superior Público Municipal do Estado de Goiás, mas que nos moldes das Fundações Municipais não tem como expandir em razão da nova legislação. Este foi o inicio e o marco histórico para o fortalecimento do ensino superior público municipal do Estado de Goiás oferecido por essas quatro Fundações.

Além dos trabalhos, intensos e proveitosos, o grupo agradeceu aos promotores do evento pelo momento ímpar de aproximação entre as instituições e se mostraram ansiosos pelo próximo.

No dia 10 de agosto, aconteceu a reunião da AFESG em Goiânia para a avaliação do Seminário e discussão da construção da agenda de trabalhos.

E no próximo dia 11, acontecerá a primeira reunião de trabalho entre os responsáveis pela Graduações e Pós-Graduações das quatro Fundações Municipais – UNIFIMES, FESURV, FEA e FAFICH para discutir uma política de ensino compartilhada nesses dois níveis.

Maria Ivaldete