O artigo, intitulado “Trabalho (Docente), Neoliberalismo e Produção de Subjetividades no Capitalismo Global: evidências de uma ‘nova razão do mundo’ na era digital” é fruto da pesquisa de doutorado e realizada pelo professor do curso de Educação Física e Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, Evandro Salvador Oliveira, que defendeu sua tese na Universidade de Uberaba em 2019, tendo pesquisado o tema trabalho docente e tecnologias digitais de informação e comunicação no Centro Universitário de Mineiros.

O objetivo do artigo, publicado na Revista Educação, classificada com Qualis A 1, foi analisar aspectos sobre o campo tenso e fértil que envolve o mundo do trabalho (docente) e do neoliberalismo, buscando compreender como ocorre a produção de subjetividades nesse contexto compreendido como capitalismo global. A pesquisa constatou que muitas mudanças têm ocorrido, relacionadas ao ritmo de trabalho que professores enfrentam atualmente, considerando diversas questões que remetem à intensificação do trabalho docente; os recursos tecnológicos digitais exercem um papel nesse processo e se configuram como um fenômeno que contribui para possíveis transformações nos sujeitos e na sociedade; e a produção das subjetividades têm sido atravessada por essas inovações pungentes que nos atingem em razão das novidades tecnológicas e mídias sociais com as quais os sujeitos estabelecem relações. “Agradeço a UNIFIMES pelo incentivo e apoio à pesquisa científica”, destaca o professor Dr. Evandro Salvador Alves de Oliveira.

Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/42727