O anúncio do governo federal, em ampliar o prazo de recolhimento de alguns tributos federais, como PIS, COFINS, INSS, IPI e Imposto de Renda na fonte, gerará uma economia mensal de R$ 320 milhões para as empresas, segundo afirmação de Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.
     Segundo ele, neste momento de dificuldade de vendas, captação de recursos e aumento dos juros, a ampliação de 5 dias para o recolhimento do PIS e COFINS e de 10 dias para IPI, INSS e Imposto de Renda na fonte, será um alívio no custo financeiro dos setores produtivos, correspondendo a aproximadamente 1% do montante mensal arrecadado com estes tributos que é de R$ 32 bilhões.
      “As empresas, em face de ter que pagar os tributos antes do recebimento do seu prazo médio de vendas que é de 45 dias, acabam tendo um custo financeiro para o recolhimento dos impostos e contribuições, necessitando captar estes recursos junto ao mercado financeiro. Como os juros se elevaram significativamente, este custo passou para 3% ao mês. A prorrogação do prazo de recolhimento aliviará um pouco o seu fluxo de caixa, possibilitando uma economia importante e também que R$ 320 milhões de reais sejam direcionados ao fortalecimento de suas atividades”, finalizou o tributarista.

Fonte: www.administradores.com.br
Escrito por Pollyanna Melo