Segundo um estudo que acaba de ser divulgado pela empresa de segurança Kaspersky, o volume de pragas virtuais que circulam pela internet continua em forte crescimento.
     No primeiro semestre do ano foram identificados 367.772 novos programas nocivos, volume que é quase o triplo do registrado nos últimos seis meses de 2007.
     Com relação à quantidade de arquivos contaminados identificados pela empresa, foram mais de 5 milhões no período. Para o ano de 2008, a estimativa da companhia é de que esse volume chegue a 15 milhões de amostras.
      Uma das áreas que apresentou o maior crescimento foi a de malwares voltados para telefones celulares, com aumento de 422% no volume de cavalos-de-tróia destinados a esse tipo de plataforma.
      Eles fazem, por exemplo, com que os aparelhos infectados enviem mensagens SMS para vários telefones, o que pode gerar um prejuízo para o dono do aparelho.
     Outro ramo com forte crescimento é o de programas espiões destinados a roubar senhas de jogos online. No primeiro semestre de 2008 a companhia identificou quase 50 mil novos cavalos-de-tróia com esse objetivo. O número é 264% maior do que o registrado no mesmo período de 2007.

Fonte: PC World
Acessado no site www.olhardigital.com
Em 03/10/2008