Os estudos foram aprovados e apresentados no XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina e V Congresso Internacional de Biomedicina, que ocorreu em Goiânia entre os dias 15 a 18 do mês de junho de 2022. São eles:

1. “Modelagem para predição de indicador de infecção e econômico aplicado à comissão de controle em infecções bacterianas comunitárias”;

2. “Frequências de infecções bacterianas em período de pandemia pela COVID-19 em região do sudoeste goiano: Um estudo transversal”;

3. “Frequência e correlação temporal para o uso de animais em experimentação”.

Os trabalhos foram acompanhados e orientados por Pesquisadores da UNIFIMES que estão à frente de importantes projetos de pesquisa e extensão junto à instituição, a Dra. Camila Botelho Miguel, Dra. Melissa Carvalho Martins de Abreu e Dr. Wellington Francisco Rodrigues. Participaram ainda os acadêmicos do curso de Medicina registrados em projeto de Iniciação Científica sendo eles: Angélica Adriana Soares de Lima, Fernanda Oliveira Carrijo, Guilherme Martins Brandão, Ketellyn Kassia Ferreira de Andrade e Maria Eduarda Oliveira Teixeira; além de um projeto de extensão associado à Liga Acadêmica de Experimentação Animal através da acadêmica Maria Eduarda Arantes Da Cunha.

O projeto de Iniciação Científica partiu da iniciativa do grupo em colaborar com a geração de indicadores por meio de vigilância epidemiológica no município de Mineiros, onde foi possível compreender a distribuição e o perfil de infecções bacterianas no município durante a pandemia, bem como avaliar variáveis preditoras ao diagnóstico de infecção.

Já o projeto associado à Liga acadêmica veio de encontro com os esforços de todo o mundo para otimização do uso de animais em pesquisas e ensino, por meio da redução, do refinamento e substituição de modelos animais por modelos que possam mimetiza-los. A avaliação permitiu gerar indicadores para compreender a frequência da utilização de diferentes espécies de animais em pesquisas, contribuindo assim para a compreensão dos resultados de programas ou estratégias para a otimização ao uso de animais na ciência.

Os autores relatam seguir em suas linhas de investigação visando contribuir não somente na construção da ciência, mas também com ensino por meio da formação de recursos humanos qualificados e na extensão por meio do desenvolvimento de ações que contribuam para uma sociedade fortalecida.

Link para acessar o evento: https://cbbm2022.com.br/