Um estudo científico em modelo pré-clínico foi desenvolvido e publicado em revista de grande impacto internacional por pesquisadores da UNIFIMES. A pesquisa foi um dos frutos gerados durante o período de pós-graduação no programa de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Triângulo Mineiro pela Pesquisadora Profa. Dra. Camila Botelho Miguel, atualmente Professora Pesquisadora da UNIFIMES para o curso de Medicina. O estudo contou com a participação do Prof. Dr. Wellington Francisco Rodrigues, Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto/SP).

O trabalho desenvolvido intitulado “Administration of ArtinM Lectin reduces the severity of the acute phase infection with Trypanosoma cruzi”, foi publicado no periódico FASEB BioAdvances. Este periódico faz parte do grupo FASEB do qual possui Fator de Impacto Internacional de 5.191 e classificação Qualis Periódicos A1.

Na ocasião os pesquisadores avaliaram os efeitos de uma Lectina, denominada ArtinM na infecção aguda experimental pelo Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas. Os dados foram promissores e levantaram uma nova possibilidade de intervenção terapêutica para o tratamento da doença de Chagas.

O artigo pode ser acessado através do link: