O estudo intitulado “Metabolomic Evaluation of Chronic Periodontal Disease in Older Adults” foi desenvolvido pelos pesquisadores Dr. Wellington Francisco Rodrigues e Dr. Camila Botelho Miguel em parceria com instituições de pesquisa e ensino do Brasil: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (INCOR), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

O estudo publicado em reconhecida revista internacional “Mediators of Inflammation” (Fator de Impacto = 4.711; Qualis = A3), avaliou metabólitos presentes em fluido inflamatório de idosos com doença periodontal. Com isso, foi possível além de colaborar com a compreensão da fisiopatogenia da doença no idoso também eleger biomarcadores para o diagnóstico e prognóstico da doença. Os pesquisadores ressaltam a importância deste estudo para implementações de novas técnicas com alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico precoce da doença periodontal, garantindo melhores prognósticos. Lembram ainda que novos estudos são necessários para viabilizar as estratégias ao desenvolvimento do método de diagnóstico.

O estudo foi financiado pelo PNPD-Capes, CNPQ, Fapesp e Fundação Zerbini.

Link para acessar o artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8617563/