A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), fundada em março de 1978, é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. A Associação tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. Dentre os vários objetivos da Anped,  tem-se: “fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a experiências novas na área” e “promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do país, especialmente no tocante à pós-graduação”.
De 28 a 30 de agosto de 2024 ocorrerá a Reunião da Anped Centro Oeste, sediada na Universidade Federal de Jataí (UFJ). O professor e pesquisador da Unifimes, Evandro Salvador Alves de Oliveira, Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, obteve a aprovação de 3 trabalhos científicos (resumos expandidos) que serão apresentados no evento. Tratam-se de resultados de estudos desenvolvidos pelo Centro Universitário de Mineiros em parcerias com outras Instituições de Ensino Superior. Os trabalhos aprovados foram:
  1. O TRABALHO DOCENTE FRENTE À HIPERCONEXÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA UMA INTERVENÇÃO FORMATIVA
    Autores: Evandro Salvador Alves de Oliveira (UNIFIMES), Adriene Sttéfane Silva (UNIPAM) e Henrique Carivaldo de Miranda (UNIPAM).
  2. PONDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DO CAPITALISMO GLOBAL
    Autores: Evandro Salvador Alves de Oliveira (UNIFIMES) e Sálua Cecílio (UNIUBE).
  3. INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE INOVADOR
      Autores: Adriene Sttéfane Silva (UNIPAM), Evandro Salvador Alves de Oliveira (UNIFIMES) e Henrique Carivaldo de Miranda (UNIPAM).