O estudo intitulado “In vitro antifungal activity of Morinda citrifolia (noni) extract against Candida albicans” foi desenvolvido por grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade de Uberaba e contou com a colaboração de Pesquisadores do Centro Universitário de Mineiros, Dra. Camila Botelho Miguel e Dr. Wellington Francisco Rodrigues.

O estudo foi publicado em reconhecida revista científica com extrato “Qualis Capes” estimado A2 e fator de impacto internacional 2,512 (ano: 2022) no último dia 29.

A equipe do estudo realizou avaliações com diferentes concentrações de Morinda citrifolia, popularmente conhecida como Noni em células de Candidas albicans, um importante agente infeccioso associado a candidíase. Além disso, os autores avaliaram a interação do composto em células humanas para avaliar a interação de citotoxicidade e indução à apoptose celular.

O Noni é largamente consumido e relacionado às intervenções para diversos tipos de doenças por meio do conhecimento “popular’, necessitando assim de investigações científicas que possam garantir a geração de indicadores de efetividade, fato que impulsionou a investigação científica.

Com os resultados os autores concluíram que o Noni em concentração dependente exerce atividade biológica contra C. albicans, mas também reduz a viabilidade e proliferação de células humanas. Os autores ressaltam a necessidade de seguir com as investigações para buscar a priori tratamentos alternativos e que auxiliam nas intervenções contra as candidíases de forma tópica.

 

Link para acessar o artigo: https://jidc.org/index.php/journal/article/view/15835/2875