O grande interesse brasileiro por feijão-comum (Phaseolus vulgaris L) não passou despercebido pelos acadêmicos Benício Moreira Niza e Peter Medeiros Weber ambos do 8° período do curso de Agronomia do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, que estão desenvolvendo um projeto piloto. Trata-se da inserção de novos materiais genéticos na região do Sudoeste Goiano, no total são mais de 55 postulados dentre cultivares e linhagens. A proposta está sendo desenvolvida junto a produtores da Agricultura Familiar. O produtor Flávio L. Barros, agricultor que recebeu as sementes comenta que “A cultura do feijão tem enorme importância no cenário nacional, além do mais, participa cotidianamente de nossa alimentação, sendo assim, precisamos sempre nos atualizar quanto aos sistemas de produção, principalmente a materiais genéticos de maior potencial produtivo e adaptáveis às condições locais”.

O projeto tem a supervisão do Prof. Dr. Luiz Leonardo Ferreira em parceria com a EMBRAPA Arroz e Feijão. Para o Professor “as parcerias de órgãos como a EMBRAPA e principalmente o Produtor Familiar são estratégias chaves para alavancar a pesquisa-ação em nosso município, além de, promover uma agricultura mais sustentável”.

Até o presente momento foi colhido cerca de 95% do experimento e os dados  coletados serão analisados pelo Prof. Dr. Luiz Leonardo Ferreira. Após esse estudo os resultados serão divulgados aos produtores locais e farão parte do banco de informações da EMBRAPA Arroz e Feijão.