Pesquisa
As atividades de pesquisa universitária caracterizam-se da seguinte forma:
- Deverá ser exercida por docentes da UNIFIMES, no mesmo grau de prioridade do ensino e da extensão;
- São aquelas relacionadas à produção de conhecimentos científicos básicos, aplicados e tecnológicos;
- Organizar-se-ão em núcleos ou linhas de pesquisa, definidos em função das áreas de conhecimento propostas pelo CNPq.
Linhas de Pesquisa
Constituem sistemas de referência que formam a base dos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq ou dos Núcleos de Ensino Pesquisa e Extensão cadastrados na Unifimes. Congregam professores, pesquisadores, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação e seus respectivos projetos de investigação. Estão aglutinadas em 3 Eixos:
- Família, escola, comunidade, sociedade e promoção dos direitos fundamentais e humanos de crianças e adolescentes;
- Recursos tecnológicos, sustentabilidade em sistemas de produção vegetal e animal condicionados ao uso do solo e da água;
- Educação, saúde e desenvolvimento regional.
Grupos ou Núcleos de Pesquisa
São órgãos temporários da Diretoria de Pesquisa compostos por um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente para realização de atividades de investigação inseridas nas linhas de pesquisa ao que o grupo se vincula.
- Deverá ser exercida por docentes da Unifimes, no mesmo grau de prioridade do ensino e da extensão;
Diretoria de Pesquisa
- Dra. Glicélia Pereira Silva
Câmara de Pesquisa
- Adélia Rocha Simeoni
- Elisângela Maura Catarino
- Lorena Cristina Lopes Curado
- Priscila Chediek Dall Acqua
- Rogério Machado Pereira
Iniciação Científica
A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação potencialmente mais promissores na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como um instrumento de formação de recursos humanos qualificados.
Um programa de iniciação científica é parte importante do programa de pesquisa das instituições de ensino comprometidas com a formação de seus alunos. Contribui com o fortalecimento da instituição, beneficiando tanto o corpo discente e docente, como a própria comunidade, através do aumento de sua produção científica e atividades de extensão e também no descobrimento de novos talentos em todas as áreas de conhecimento, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores.
Objetivos
Os objetivos da iniciação científica, focados no acadêmico, são:
- Despertar a vocação científica;
- Propiciar a vivência em pesquisa na sua área de formação;
- Possibilitar o aprendizado de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar e do criar cientificamente;
- Facilitar a convivência e integração com a comunidade científica de sua área de atuação, através do apoio à geração e divulgação de sua produção científica;
- Aprimorar o espírito crítico do acadêmico;
- Preparar o acadêmico para a pós graduação.
Os objetivos do programa de iniciação científica, focados na Instituição, são:
- Estimular a articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- Contribuir com a formação de grupos e equipes de pesquisas;
- Fortalecer as linhas de pesquisa científica da instituição;
- Integrar a instituição na comunidade científica, fomentando a produção de seus grupos e equipes de pesquisa;
- Fortalecer a competência técnica de seu corpo discente e docente;
- Contribuir para a melhora da qualidade da formação acadêmica e profissional de seus alunos.
Os objetivos do programa de iniciação científica, focados no corpo docente, são:
- Estimular o pesquisador a formar equipes;
- Aproximar os orientadores do corpo discente;
- Fomentar a produção científica do pesquisador;
- Fomentar o desenvolvimento dos laboratórios e linhas de pesquisa;
- Fortalecer as linhas de pesquisas;
- Estimular a realização de projetos integrados de pesquisa de longo prazo.
Um programa de iniciação científica é parte importante do programa de pesquisa das instituições de ensino comprometidas com a formação de seus alunos. Contribui com o fortalecimento da instituição, beneficiando tanto o corpo discente e docente, como a própria comunidade, através do aumento de sua produção científica e atividades de extensão e também no descobrimento de novos talentos em todas as áreas de conhecimento, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores.
Justificativa
Um programa de iniciação científica é parte importante do programa de pesquisa das instituições de ensino comprometidas com a formação de seus alunos. A iniciação científica colabora com a formação global do aluno, facilitando sua inserção na pós graduação, na comunidade científica, e aproximando sua vivência acadêmica da realidade cotidiana, como também incentivando-o a concluir seu curso dentro do prazo previsto. Assim, a iniciação científica vem contribuir com o fortalecimento da instituição, beneficiando tanto o corpo discente e docente, como a própria comunidade, através do aumento de sua produção científica e atividades de extensão. Como também o descobrimento de novos talentos em todas as áreas de conhecimento, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores.
Como Participar
Para participar do PIC, você deve seguir as instruções abaixo:
- Construir um projeto de pesquisa com a orientação de um professor da UNIFIMES.
- Submeter o projeto de pesquisa nos EDITAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIFIMES que ocorre preferencialmente no meses de outubro de cada ano.
- Caso seu projeto seja aprovado, você poderá começar a cumprir o cronograma de execução do projeto e estará formalmente participando do PIB-UNIFIMES, como bolsista recebendo Bolsa de Inicaçao Científica ou sendo bolsista voluntário do projeto.
Todos os formulários necessários encontram-se disponíveis em cada Edital de Iniciação Científica – UNIFIMES.
Dúvidas procurar a Diretoria de Pesquisa.
Projetos de Pesquisa
- Projetos-de-Pesquisa-2014-2015-e-2016.pdf
- Projetos-de-Pesquisa-2017.pdf
- Projetos-de-Pesquisa-2018.pdf
- Projetos-de-Pesquisa-2019.pdf
- Projetos-de-Pesquisa-2020.pdf
- index.html
Documentos Importantes
- Cadastro-do-pesquisador.doc
- Declaracao-de-Compromisso-com-a-Execucao-do-Projeto.pdf
- Formulario-de-projeto-Registro-do-projeto.doc
- Formulario-de-relatorio-de-pesquisa.doc
- Formulario-para-solicitacao-de-participacao-em-eventos-e_ou-cursos.doc
Mapa mensal de frequência dos Bolsistas
Relatório de atividades desenvolvidas pela pesquisa
- Relatorio-das-Atividades-de-Pesquisa-2014.pdf
- Relatorio-das-Atividades-de-Pesquisa-2015.pdf
- Relatorio-das-Atividades-de-Pesquisa-2016.pdf
- Relatorio-das-Atividades-de-Pesquisa-2017.pdf
- Relatorio-das-Atividades-de-Pesquisa-2018.pdf
- Relatorio-das-Atividades-de-Pesquisa-2019.pdf
- Relatorio-das-Atividades-de-Pesquisa-2021.pdf
- index.html
Links importantes
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG
- CNPq
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
- Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP
- MMA
- Fundação Boticário
- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
- Ministério da Ciência e Tecnologia – MTC
Colóquios UNIFIMES:
Anais publicados em Colóquios:
O Conselho Editorial da Revista Interação Interdisciplinar da UNIFIMES torna pública a chamada de artigos para o seu volume número 5:
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