A colação de grau, popularmente chamada de formatura, é o momento em que, após *****prir certas exigências curriculares de seu curso de graduação, o aluno recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, o qual lhe outorga os direitos e deveres profissionais, sendo imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas por lei.
     Este grau é conferido pelo Reitor da Universidade ou pelo Diretor Geral da Faculdade, podendo, por sua delegação, ser presidido pelo Coordenador de Graduação ou Coordenador de Faculdade.     
   Com raízes nas antigas universidades da Idade Média, o ritual de formatura configura-se, ainda hoje, como um evento de grande tradição e pompa.
      O traje talar usado pelos formandos constitui-se em uma releitura da indumentária das pessoas que, naquele tempo, obtivessem algum título acadêmico. Atualmente, este traje inclui: a beca ou toga – veste negra longa até os pés, cingida por uma faixa à cintura, barrete; a cobertura para a cabeça – borla; e o jabô – peça de renda ou musselina levada em torno do pescoço. Os professores usam, ainda, o capelo, pequena capa posta sobre os ombros. Tanto a borla, quanto o capelo e a faixa à cintura obedecem às cores atribuídas às diferentes áreas do saber.
     As Colações de Grau na FIMES iniciaram-se com a Formatura da 21ª Turma de Administração, na sexta, 14 de agosto. Nos dias 28 e 31 teremos a Formatura da 5ª Turma de Ciências Contábeis e da 2ª Turma do Tecnólogo em Gestão de Marketing e Venda.
      No dia 18 de setembro teremos a Formatura da 1ª Turma Parcelada de Arte Educação e, encerrando o período de colação de grau, no dia 23 de outubro, a 2ª Turma do Tecnólogo em Administração Pública.
      A cerimônia de Colação de Grau é pública, portanto todos os membros da comunidade acadêmica e local podem participar, a entrada é gratuita.

Fonte: Departamento de Comunicação
FIMES