O Curso de Pedagogia Parcelada idealizou e vem devolvendo, desde julho de 2015, o Projeto de Prática e Extensão – Pedagogia na Práxis da Educação Ambiental, com o tema BIODIVERSIDADE: luz, ciência e vida Parque Nacional das Emas.

Sob apoio e orientações da Coordenação do Curso, Docentes, Parceiros de todo seguimento da região (guias turístico, Empresa de turismo – Trilhas do Cerrado, RPPN – Nascentes do Rio Araguaia, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Parque Nacional das Emas, Prefeitura Municipal e UNIFIMES), envolvendo todos alunos.

Objetivo:

O Projeto de Prática e Extensão – Pedagogia na Práxis da Educação Ambiental (BIODIVERSIDADE: luz, ciência e vida Parque Nacional das Emas) veio de encontro com a Temática: Luz, Ciência e Vida proposta pela Semana Universitária 2015.  Pensar Educação Ambiental significa aprender a ver o ambiente local e global compreendendo sua história, valores, percepções, fatores econômicos e tecnológicos, culturais além dos processos naturais ou artificiais que atuam nele. Para tanto, a escola tem a tarefa de uma Educação Ambiental propondo uma filosofia de trabalho em que a cultura que permeia os currículos escolares, nas diferentes disciplinas (interdisciplinar), seja organizar o indivíduo em seu coletivo e o coletivo em sua história. Dessa forma, trabalhar a Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de proporcionar mudança de atitudes, sensibilização e conscientização dos alunos.

25/07/2015 – Visita (in-loco) ao Parque Nacional das Emas

05/09/2015 – Retorno ao Parque Nacional das Emas – Fenômeno da Bioluminescência

01 a 03/10/2015 – MOPS Semana Universitária

03/10/2015 – Recebimento de 50 mudas de Aroeira – RPPN – Nascentes do Araguaia e 20 camisetas – Sr. Dalton Luis Nogueira

29/10/2015 – Palestra com membros da RPPN – Nascentes do Araguaia (apresentação do Projeto e capacitação dos alunos para visita in-loco)

14/11/2015 – Visita nas Nascentes do Rio Araguaia sob apoio e Orientação – RPPN. E realizar dos esportes turísticos no Parque Nacional das Emas – Trilhas do Cerrado

Sobre a RPPN

O Produtor rural Milton Fries (in memoriam) criou a R.P.P.N. (Reserva Particular de Patrimônio Natural) – Nascentes do Rio Araguaia com o objetivo de preservar a diversidade Biológica, desenvolver a pesquisa cientifica e conectar o Parque Nacional das Emas com o Rio Araguaia.

O Parque Nacional das Emas (PNE) está a mais de três décadas isolado fisicamente do Rio Araguaia, que é a maior e melhor ligação entre Cerrado e Amazônia. Conectar novamente tais ambientes é extremamente estratégico para o estabelecimento do corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia.

Dados da R.P.P.N.

Local: Rod. GO 341 km 100 à dir. Faz. Babilônia.

Área total: 720 ha.

Extensão do Corredor: 5.296 m.

Largura máxima: 2975 m.

Margem do Rio Araguaia: 343 m.

Com esta unidade de conservação estamos protegendo e conservando:

Paisagens naturais e pouco alteradas.

As Nascentes do Rio Araguaia.

A integridade e a riqueza do Bioma Cerrado.

Fragmentos florestais da RPPN, unidos através do Corredor Ecológico.

Diversas fito fisionomias do Cerrado existentes nesta RPPN.

Chapadas com recursos hídricos.

Belezas cênicas incomparáveis.