Nesta segunda-feira, 11 de maio, o curso de Pedagogia da FIMES recebeu o Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira da UFG, que ministrou palestra sobre o tema: Políticas Públicas e a Profissão do Pedagogo no Brasil: uma visão história.
     Prestigiaram o evento a Diretora Geral da FIMES, Prof. Msc Ita de Fátima Silva Assis; a Coordenadora de Graduação, Prof. Msc Irondina de Fátima Silva; a Coordenadora do Curso de Pedagogia da FIMES, Prof. Marlene Ribeiro Cassiano; bem como os docentes: Prof. Eliane Irineu, Prof. Divino Barcelos, Prof. Ilza, Prof. Núbia, Prof. Kelly Cristina, Prof. Norma, Prof. Luciene. Os acadêmicos do 3º, 4º 5º e 7º período se fizeram presentes.
   De acordo com o Prof. João Ferreira de Oliviera o tema recorrente do debate social brasileiro no século que findou é, certamente, o da educação, seus problemas e perspectivas.
     Com o aprofundamento desse debate alimentado pela produção acadêmica e pela luta em favor da democracia, ganha destaque o professorado da educação básica que, na década de 1980, passou a ser reconhecido como um dos principais agentes de mudança, seja da qualidade do ensino, seja da democratização da própria sociedade brasileira.
    Esse processo de reconhecimento se foi corporificando em políticas educacionais e em legislação e, também, informou a luta das entidades representativas dos docentes.
    É suficiente lembrar alguns aspectos oriundos da produção acadêmica e do debate social que foram incorporados à Constituição Federal de 1988, como o resgate do concurso público, a garantia de padrão de qualidade como princípio da educação e a visão do docente como profissional do ensino.
    Ao longo desse processo, o docente dos anos iniciais do ensino fundamental passa a ser percebido, também, como um profissional que domina e organiza conhecimentos sistematizados, construídos e difundidos pela instância universitária, aos quais deverá expor-se durante processo regulado de formação ou de capacitação e cuja crítica e superação necessita acompanhar e aprofundar, perspectiva que lastreia o que foi estabelecido, em 1996, pela Lei n. 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Fonte: Departamento de Comunicação
FIMES