FONTES DE NUTRIENTES E PRODUÇÃO AGRÍCOLA – MODELANDO O FUTURO

XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
XIII Reunião Brasileira sobre Micorrizas
XI Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo
VIII Reunião Brasileira de Biologia do Solo

De 13 a 17 de setembro de 2010

A harmonização dos quatro eventos que compõem a FertBio tem propiciado excelentes oportunidades para a promoção de debates das grandes áreas temáticas e para a congregação de profissionais e de estudantes, consolidando o desejo de todos de integrar as várias áreas do conhecimento em Ciência do Solo.
As pesquisas em Fertilidade, Nutrição de Plantas, Biologia e Microbiologia do Solo, conduzido por instituições públicas e privadas, têm proporcionado expressivas mudanças na história da produtividade das diferentes culturas e contribuído, efetivamente, para os grandes avanços da atividade no Brasil. Tais pesquisas têm gerado conhecimentos fundamentais à constante evolução da ciência, além de tecnologias de apropriação imediata pelos produtores.
A Nutrição de Plantas, a Biologia e a Microbiologia do Solo são áreas muito dinâmicas, cujos avanços têm contribuído para a produção de alimentos, fibras, madeira e energia. Contudo, a necessidade de maior produção de alimentos, as perspectivas do agronegócio brasileiro envolvendo a agroenergia, o problema do aquecimento global, aponta para desafios maiores para o futuro.

É com este intuito a SBCS, por meio da FertBio, tem procurado congregar os estudiosos das áreas supracitadas, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e discussões de novas estratégias de trabalho.
O evento tem como objetivo promover amplo debate com a comunidade científica e com os representantes dos setores do agronegócio brasileiro, referentes às tecnologias e conhecimentos científicos associados à Nutrição de Plantas, Fertilidade, Microbiologia, Micorrizas e Biologia do Solo, num cenário de mudanças na agricultura, tornando-se um fórum de debate das principais questões associadas ao agronegócio brasileiro, principalmente as ligadas ao setor produtivo. A FertBio também busca apresentar as principais contribuições e as estratégias da nessas áreas que poderão ser utilizadas para acompanhar as mudanças dos cenários nacional e internacional.  
A FertBio 2010 terá como tema central “FONTES DE NUTRIENTES E PRODUÇÃO AGRÍCOLA – MODELANDO O FUTURO”. No evento serão discutidos conteúdos atuais e importantes como: Os desafios e perspectivas diante à segurança alimentar e energética; reservas de nutrientes e o futuro da agricultura; reservas estratégicas de recursos minerais para a indústria de fertilizantes no Brasil; desafios para a otimização da eficiência de uso de fertilizantes; rochas como fonte potencial de nutrientes; bioindicadores de qualidade do solo; enzimas do solo: princípios e perspectivas de análise em larga escala; biosolubilização de rochas; desafios para o uso eficiente do nitrogênio em sistemas agrícolas; rochas como fontes de potássio e outros nutrientes; produção de fertilizantes: visão estratégica da Petrobras e da Vale; estratégias do manejo da adubação, num contexto de aquecimento global, além de outros assuntos como os avanços das tecnologias em uso pelos grupos de pesquisa e ciências correlatas, integrando os aspectos químicos e biológicos.

Veja a programação completa ou faça sua inscrição.