Aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de junho o I Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar da UNIFIMES com o tema: Diálogos necessários e os desafios da investigação. Na conferência de abertura foram mais de 700 participantes, e durante o evento, mais de 150 trabalhos apresentados, o que superou as expectativas da comissão organizadora.

O I Colóquio de Pesquisa Multidisciplinar teve como objetivo discutir as políticas e forma de desenvolvimento da investigação científica na Educação Superior. O evento foi organizado pela Diretoria de Pesquisa em conjunto com uma comissão própria formada pelos professores Dr. Eleno Marques de Araújo (presidente) Me. Evandro Salvador Alves de Oliveira, Me. José Humberto Rodrigues dos Anjos, Dr. Marcelo Máximo Purificação, Ma. Rejane Aparecida Carvalho Pohlmann, Me. Zaqueu Henrique de Souza e Núcleos de Estudos, Pesquisa e Extensão – NEPES da UNIFIMES.

Além da UNIFIMES, o evento contou com o apoio da FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás- e com a participação de professores da UFG, UEM, UNIRV, IFMT, EMBRAPA-Agrosilvopastoril, BRF e profissionais de Goiânia, Chapadão do Sul e Mineiros.

 

Os trabalhos

A partir do Edital foram submetidos 190 trabalhos em cinco diferentes eixos temáticos, destes, foram aceitos 86 trabalhos para apresentação oral e 70 trabalhos para apresentação em forma de pôster. As apresentações foram realizadas na UNIFIMES e contou com uma boa participação da comunidade acadêmica.

Além das apresentações dos trabalhos, foi realizada a conferencia de abertura e encerramento no salão do Centro de Tradições Gaúcha- Porteira da Saudade com apresentações culturais e palestras. No segundo dia do evento foram realizadas seis mesas redondas, em diversos locais, com o objetivo de tratar a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.

Para a Diretora de Pesquisa da UNIFIMES, Profª Ma. Rejane Pohlmann, a realização do evento é um marco na história da instituição e por ser o primeiro ultrapassou as expectativas dos organizadores. “Em resumo, o evento superou as expectativas da comissão organizadora não só em número de participantes, como também, em número de trabalhos científicos recebidos e qualidade dos palestrantes envolvidos”, revelou.