Um núcleo deve proporcionar diversas atividades, entre as quais a possibilidade para o desenvolvimento científico e intelectual de seus membros. É preciso buscar iniciativas que façam com que os estudantes se engajem em atividades que vão ajudá-los a se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Neste contexto, alunos do NEPRA, sob supervisão da Médica Veterinária Lara Giovana Diniz, realizou no mês de outubro diversas atividades como: pesagem de ovinos, caudectomia de borregas, descorna de bezerras, diagnóstico de gestação por ultrassonografia e palpação, amamentação de bezerras recém-nascidas e de cordeiros. Além de ordenha do colostro, casqueamento preventivo de ovinos e vermifugação de bezerros, afim de que os aprendizados teóricos sejam fundamentados na prática.