A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) através do Programa Universitário do Bem (ProBem) está com edital aberto para Processo Seletivo referente a quatro mil bolsas oferecidas para estudantes universitários em situação de vulnerabilidade social de todos os 246 municípios goianos. Os candidatos devem acessar e ler atentamente o Edital do Processo Seletivo 2022/2.

O Programa Universitário do Bem (ProBem) representa a oportunidade de acesso a milhares de jovens, em situação de vulnerabilidade social, a bolsas de estudos integrais e parciais para a primeira graduação em Instituições de Ensino Superior privadas ou públicas não gratuitas localizadas no Estado de Goiás.

As bolsas parciais correspondem a 50% (Cinquenta por Cento) do valor da mensalidade limitados a R$ 650,00 (Seiscentos e Cinquenta Reais). Já as integrais correspondem a 100% (Cem por Cento) do valor da mensalidade limitados a R$ 1.500,00 (Um Mil e Quinhentos Reais).  As bolsas concedidas aos estudantes que cursam Medicina ou Odontologia têm seus limites maiores, R$ 2.900,00 (Dois Mil e Novecentos Reais) para parciais e R$ 5.800,00 (Cinco Mil e Oitocentos Reais) para integrais, pois os valores das mensalidades são superiores aos dos outros cursos.

Para participar, o candidato precisa:

• Residir no Estado de Goiás;
  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Ter vínculo com uma Instituição de Ensino Superior cadastrada no ProBem em curso superior de graduação, na modalidade presencial (as aulas on-line em virtude da pandemia não são consideradas ensino à distância [EAD]);
  • Não frequentar curso superior à distância, semipresencial ou EAD;
  • Não ter condições financeiras, ou seja, que se encontra em situação de vulnerabilidade atestado pelo indicador multidimensional de pobreza;
  • Estar cursando a primeira graduação.

Critérios de seleção:

A seleção dos candidatos é realizada a partir de análise multidimensional da pobreza. Para tanto será utilizado o Índice Multidimensional de Carências das Famílias Ampliado (IMCF-A), construído com base nas diversas vulnerabilidades das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, conforme valor do índice, considerando as seguintes dimensões: –

– Restrições de acesso ao trabalho e renda;
– Falta de acesso ao conhecimento e escolaridade;
– Escassez de recursos (privações de acesso a bens e serviços necessários às famílias);
– Carências habitacionais (condições de moradia).

Inscrições: 22/06 a 3/07.

Contato: 0800 062 9413 e 62 99641-6090.