É com grande entusiasmo que anunciamos a publicação do artigo “O uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em acadêmicos do curso de Medicina”, escrito pelas acadêmicas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros – Unifimes: Geovanna Oliveira Silva, Ana Flávia Nascimento dos Santos, Lázara Gabriela Oliveira Silva, e pelas professoras Camila Lima Martins e Dra. Samantha Ferreira da Costa Moreira, na Revista Eletrônica Acervo Saúde.

Este estudo tem como objetivo compreender a influência e os benefícios das PICS entre os estudantes de Medicina, por meio de uma revisão narrativa que analisou artigos publicados entre 2019 e 2023. As Práticas Integrativas e Complementares se destacam no contexto da saúde por sua abordagem terapêutica e pela valorização dos conhecimentos tradicionais, voltados para a prevenção, tratamento e reabilitação de doenças.

No Brasil, essas práticas são amplamente oferecidas, especialmente na Atenção Básica, com destaque para a acupuntura, aromaterapia e musicoterapia. Neste contexto, as terapias complementares desempenham um papel crucial na prevenção de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, que são comuns entre acadêmicos de Medicina, impactando diretamente a qualidade de vida e o desempenho acadêmico.

Os autores ressaltam que a integração das PICS no ambiente acadêmico é essencial para enfrentar os desafios relacionados aos transtornos mentais, proporcionando uma abordagem holística que promove a resiliência emocional, o equilíbrio e a redução do estresse. Essas práticas não apenas contribuem para o bem-estar dos futuros profissionais da saúde, mas também favorecem o autocontrole e a promoção de uma saúde mais integral.

Convidamos todos a ler este importante artigo e a refletir sobre a relevância das Práticas Integrativas e Complementares na formação dos acadêmicos de Medicina. Juntos, podemos fomentar um ambiente mais saudável e consciente para a formação de profissionais que cuidam da saúde com empatia e responsabilidade.

Acesse o link da publicação: https://doi.org/10.25248/reas.e15615.2024