O Instituto Politécnico de Bragança, localizado na cidade de Bragança (IPB) em Portugal está disponibilizando um edital para receber pesquisadores visitantes para realizar programas de pesquisas em conjunto com seus professores.

O investigador visitante deverá permanecer no IPB durante um período mínimo de 3 meses e máximo de 10 meses, indicando, em sede de candidatura, a sua preferência pelas datas de início e término do período de mobilidade. O presente edital aceita candidatura à mobilidade no ano letivo de 2023/2024, a incluir no período global de 18/09/2023 a 18/07/2024.

A atividade do investigador visitante compreende a realização de um plano de investigação alinhado com as áreas prioritárias definidas neste edital e a concretizar numa das unidades de I&D do IPB: – Centro de Investigação de Montanha (CIMO, https://cimo.ipb.pt ); – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI, https://cedri.ipb.pt ); – Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB, http://cieb.ese.ipb.pt );

– Laboratório de Artes da Montanha – Graça Morais (LAM-GM, https://institutodehistoriadaarte.com/laboratorio-de-artes-na-montanha-gracamorais/ ); – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG, https://uniag.ipb.pt ).

O IPB assegurará o alojamento do investigador visitante na Residência Internacional de Professores e Investigadores do IPB. Não haverá pagamento salarial por parte do IPB, sendo o presente programa assente na cooperação institucional e na utilização de licença sabática ou outro instrumento de autorização a conceder pela instituição de origem do investigador.

O investigador visitante deverá possuir doutoramento e um currículo científico de impacto internacional numa das áreas prioritárias indicadas abaixo:

· Agricultura Sustentável e Cadeias Agro-alimentares Inovadoras (CIMO)

· Artes (Artes Visuais, Música, Teatro, Design, Multimédia) (LAM-GM)

· Desenvolvimento Regional (UNIAG)

· Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI)

· Educação Inclusiva (CIEB)

· Engenharia de Processos e Produtos (CIMO)

· Ingredientes Naturais e de Base Natural (CIMO)

· Marketing Digital (UNIAG)

· Resiliência Socio-ecológica (CIMO)

· Tecnologias Educativas (CIEB)

· Turismo (UNIAG)

Para mais informações entre em contato com o professor Rodrigo utilizando o telefone (64) 99750883 e pelo e-mail internacional@unifimes.edu.br.

Link para acessar o edital 2324 edital investigador visitante ipb_signed