O Núcleo de Formação e Assessoramento Pedagógico (NUFAPE), em conformidade com as determinações dos governos Federal, Estadual e Municipal e com o Decreto 179/2020 da Reitoria da Unifimes, orienta a comunidade acadêmica sobre os procedimentos acadêmicos a serem adotados durante o período de suspensão das atividades presenciais.

De acordo com o Decreto emitido pela Unifimes, as atividades administrativas serão mantidas em horário reduzido (até as 19h) com atendimento preferencial à distância (telefone, e-mail ou outras formas não presenciais). Professores que possuem horas administrativas devem usá-las.

ORIENTAÇÕES PARA AULAS NÃO PRESENCIAIS

– Aulas presenciais estão suspensas por 15 dias corridos, a contar do dia 16/03/2020.

– Os docentes poderão realizar atividades por meio de mídias como SEI, Google Classroom, Zoom, Skype, Youtube, Moodle, Email, WhatsApp, entre outros, e podem contar com o apoio técnico do DEINFO e NUFAPE;

– As aulas devem conter, no máximo, 50 minutos;

– O Youtube conta com uma série de aulas prontas e já gravadas, que podem auxiliar os docentes nesse período;

– Textos e listas de exercícios podem ser enviadas pelo SEI, grupos de WhatsApp ou e-mail;

– Os conteúdos das disciplinas podem ser disponibilizados em vários suportes;

– Os alunos deverão estar atentos aos meios de comunicação definidos por cada professor (SEI, e-mail, grupos de WhatsApp, entre outros) e se comprometer a realizar as atividades propostas nesse período;

– Eventos presenciais e reuniões devem ser adiados ou realizados de forma não presencial (incluem-se grupos de estudos, ligas acadêmicas e colegiados de cursos);

– Docentes deverão comparecer à Unifimes somente se convocados pela Coordenação do Curso ou Diretoria de Ensino-PROEPE;

– Atividades não compatíveis com o ensino não presencial serão retomadas assim que cessada a interrupção, como estágios, aulas práticas ou avaliações práticas;

– Os estágios estão suspensos, excetuando-se os cursos de Medicina (Internato) e Psicologia (Clínica Escola de Psicologia).

ORIENTAÇÕES PARA ACOMPANHAMENTO DO ALUNO – NÃO PRESENCIAL

As orientações ao aluno poderão acontecer via:

– Grupos de WhatsApp;
– Sistema Educacional Integrado – SEI;
– E-mail dos docentes;
– Minha Biblioteca*;
– Outras ferramentas tecnológicas e educacionais poderão ser utilizadas de acordo com a facilidade/necessidade de cada docente.

*A Biblioteca da Unifimes estará aberta durante o período mencionado no Decreto, com funcionamento das 13h às 19h.

Professores designados para atendimento aos cursos:

– Reuber da Cunha – Administração / Contabilidade / Sistemas de Informação;
– Evandro Salvador – Pedagogia / Engenharia Ambiental;
– José Humberto dos Anjos – Medicina;
– Rodrigo Perissinoto – Psicologia / Educação Física;
–  Stelamara Sousa – Engenharia Civil;
– João Lucas Bueno – Direito;
– Priscila Chedieck e Kelly Cristina – Medicina Veterinária;
– Rodolfo Frutuoso e Wanda Pereira – Agronomia.

Segundo o NUFAPE, é importante ainda que o docente, ao estipular datas de entrega de atividades, considere que nem todos os estudantes têm acesso à Internet e tecnologias digitais de comunicação e informação.  De 17 a 21/03/2020 os professores e coordenação adequarão as estratégias de ensino e verificação da aprendizagem.

A Unifimes se compromete a divulgar constantemente informações e orientações, bem como reforçar à comunidade acadêmica sobre a importância de adotar medidas de prevenção ao novo Coronavírus, bem como importância de não sair de casa ou realizar viagens neste período.

Confira o documento na íntegra:

COMUNICADO NUFAPE_1