O Núcleo de Fitotecnia da UNIFIMES tem desenvolvido nesse ano cerca de 23 experimentos de pesquisa a campo com as culturas de girassol, feijão (roxo, azuki, carioca e de corda), milho doce para consumo innatura e milho para produção de grão, soja, mandioca, arroz, algodão, batata doce, batata inglesa e amendoim entre diversas olerícolas implantadas na Horta Experimental.

A maioria desses experimentos estão sendo conduzidos com a metodologia agroecológica “cultivo orgânico”, novidade em nossa região. Segundo o Prof. Dr. Joaquim Júlio Almeida Júnior, Coordenador do Núcleo,  “através desses experimentos, a UNIFIMES está trazendo um novo conceito de produção a região de Mineiros”, revelou.

Objetivo do Núcleo

            Fazem parte do Núcleo de Fitotecnia o Dr. Joaquim (Coordenador), Dr. Luiz Leonardo Ferreira (vice-coordenador), PhD Gildomar Alves dos Santos, Dr. Marcelo Máximo Purificação, Msc. Katya Bonfim Ataídes Smiljanic,, Msc. Francisco Solano Araújo Matos e o seu grande objetivo é buscar uma maior interação do acadêmico do curso de Engenharia Agronômica com trabalhos realizados direto no campo, assim complementando as aulas ministradas em sala

Para este ano o  Núcleo de Fitotecnia tem como meta promover pelo menos 8 palestras referentes ao assunto, como atividades de extensão. Quatro delas acontecerão no primeiro semestre e as outras no segundo semestre e além dos acadêmicos poderão participar toda a comunidade mineirense interessada. Serão realizados também dois Dias de Campo, um em cada semestre. Esses trabalhos visam divulgar como forma de extensão, tanto para acadêmicos como para toda a sociedade, os trabalhos de pesquisa realizados no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.