Com o apoio da EMBRAPA Hortaliças, o Núcleo de Agroecologia de Mineiros implantou um Banco de Multiplicação de Hortaliças Tradicionais na Fazenda Experimental Luiz Eduardo de Oliveira Sales do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES em setembro de 2013.

Hortaliças Tradicionais são aquelas que possuem uma forte ligação com a cultura local, apesar de pouco comuns nas hortas e nos mercados. Como exemplo, cita-se o mangarito, araruta, taro, taioba, inhame, jacatupé, Peixinho, azedinha, chicória do Pará, chicória da terra, caruru de porco, ora-pró-nobis, serralha, bedroega, almeirão roxo, capuchinho, bertalha, jambu entre outras.

O projeto é coordenado por professores, alunos e técnicos da UNIFIMES e EMATER Mineiros e tem por objetivo promover o resgate e o cultivo dessas espécies entre os agricultores familiares da região. Tem também o apoio da COOPERMIN – Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Mieniros. Com a implantação do Banco de Multiplicação de Hortaliças Tradicionais espera-se promover o resgate de parte da diversidade de espécies tradicionais garantindo a continuidade da riqueza biológica e cultural, contribuindo para a verdadeira sustentabilidade da agricultura familiar.