No dia 29 de junho os membros do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ da Unifimes receberam, através das professoras Camila de Oliveira Resende e Jenete Vilela Souza, uma carta de agradecimento da COOPERMIN – Cooperativa Mista dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Mineiros e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – EMATER. O evento ocorreu na sede da Cooperativa onde foi servido um delicioso café da manhã e entregue a carta de agradecimento às professoras e ao NPJ pela prestação de serviços que ajudou àqueles que tem na agricultura familiar seu meio de sustento.

 Entenda o Projeto

Em 2016 foi desenvolvido o Projeto de Extensão intitulado “O trabalho além do trabalho: Dimensões da informalidade, da precarização e do labor análogo a escravidão”, pelas professoras Jenete Vilela Souza, Camila de Oliveira Resende e o acadêmico do curso de Direito Mikael Soares Nery, em parceria com a COOPERMIN e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros.

 Após os primeiros encontros para tratar sobre o projeto de extensão, foi apresentado às professoras um problema que os cooperados estavam passando em relação a Mini Usina para Pasteurização Lenta de Leite. Assim, no intuito de ajudá-los foi elaborado parecer jurídico pelo acadêmico Mikael, supervisionado pelas professoras.

Foi nesse momento que o Núcleo de Prática Jurídica passou a fazer parte da história, pois com o parecer foi possível constatar a lesão ao direito da COOPERMIN, sendo que a propositura da demanda judicial era a única medida cabível.