Estão contados os dias dos plugues e tomadas para equipamentos elétricos e eletrônicos como nós, brasileiros, os conhecemos.
     Até 2009, todos aparelhos ligados à corrente elétrica deverão estar em conformidade com a nova – e padronizada – tomada brasileira. A mudança, no entanto, começa em janeiro de 2007 e, gradualmente, será intensificada até 2009.
     A nova tomada fixa terá três orifícios para inserção dos pinos dos plugues e, todos redondos, diferentemente da disposição atual, que possuem entradas para os pinos “chatos” e “redondo” e , em alguns casos o pino “terra”.
     Outra característica das novas tomadas é que será recuada cerca de um centímetro a fim de aumentar a segurança e eliminar o risco de choques elétricos durante a inserção do plugue.
     Em contrapartida, os plugues também deverão estar em conformidade com a nova norma para evitar incompatibilidade entre os acessórios. Assim, as mesmas mudanças, inclusive no formato hexagonal alongado, serão realizadas nos plugues destinados a ligação de aparelhos eletroeletrônicos.
    Os três pinos estarão praticamente na mesma linha, apenas o pino terra estará levemente deslocados em relação aos outros dois (fase e neutro). Assim como nos Estados Unidos e em alguns países Europeus, o Brasil também definiu um padrão de plugues e tomadas, incompatíveis entre si.
     O novo padrão, chamado NBR 14136, foi definido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro a partir de estudos iniciados em 1997. De acordo com este órgão, a maior vantagem da padronização dos plugues e tomadas é a segurança do usuário.
     Até 2009, a mudança será gradual. Todavia, em alguns casos onde o aparelho é antigo, haverá a possibilidade de utilização de benjamim ou “T”, capaz de adaptar o sistema atual à novidade e evitar o desuso do aparelho.
    Agora é questão de tempo para se acostumar com o novo padrão de plugues e tomadas.

Fonte: www.tramontina.com.br/mix
Acessado em 03/10/2008