Caros internautas e servidores do ICA (Instituto de Ciências Agrárias), envio este comunicado para deixá-los ciente das alterações (mudanças, construções, reformulações e etc.) que estão ocorrendo na FIMES.
     Internet no IPAF: O bloco Dr. Filgueiras abrigará alguns dos coordenadores e funcionários do corpos técnico-administrativo, devido a isso, estamos ajustando os equipamentos para enviar sinal da rede sem fio para o novo bloco. Por questão de projeto (viabilidade, custo, segurança e etc.), a calha que leva o sinal da nova rede sem fio é a mesma utilizada para o IPAF e, por isso, a rede (Internet) do IPAF está sem funcionamento. A previsão é que até segunda-feira, 12 de março, o link será restabelecido. Há possibilidade de atraso caso chova ou se o Selismar diminua o ritmo de trabalho (neste caso estou fiscalizando-o para que não ocorra).
      Bloco Dr. Filgueiras: As divisórias estão prontas.  Falta ainda chegar o cabo telefônico, a central telefônica, passar o cabo da central, montagem do bloco telefônico e os ramais. Previsão dia 19/03/2007.
      Laboratório do IPAF: Impossibilidade de voltar os computadores deste laboratório, uma vez que os mesmos estão sendo utilizados na engrenagem das atividades administrativas da Instituição. Vários serviços que eram realizados nos bancos agora estão sendo realizados na FIMES, gerando uma economia de R$10.000 (dez mil reais). Além do problema da falta de máquina no Laboratório a Instituição tem um problema gravíssimo, na questão legal, quanto ao uso dos computadores. Por isso, nesse primeiro semestre deveremos mudar nossa arquitetura computacional e consequentemente adquirir terminais específicos para uso. Assim várias máquinas utilizadas no administrativo serão utilizadas para munir os laboratórios, por volta de 18 máquinas. Agora em março estamos negociando várias matrículas por meio de permuta, com a aquisição de computadores, já temos 4 computadores negociados e quando eles chegarem colocaremos no Laboratório do IPAF Campus II).
      LINUX: Devido ao custo de aquisição de software, continuaremos a utilizar Linux nos Laboratórios. Estaremos estudando com o Diretório Acadêmico (DA) uma maneira para viabilizar a compra de licenças do Windows, MSOffice e anti-vírus nos laboratórios. Uma alternativa seria o pagamento de uma carterinha para uso dos laboratórios assim como é feito na Biblioteca.
      Por fim, ressalto que estamos enfrentando vários problemas devido à falta de planejamento, talvez de décadas atrás, que hoje visualizamos suas conseqüências.  As mudanças estão difíceis e o “jeitinho” não está sendo possível no novo processo de mudanças. Também, nenhuma atitude está sendo tomada sem a informação e autorização da Direção Executiva da FIMES.
      É muito difícil trocar o pneu do carro com ele em movimento, estamos tentando gerar o menor transtorno possível. Contamos com a compreensão de todos. Este ano estaremos refazendo toda a estrutura da telefonia e da rede de dados, para que o crescimento recente e futuro sejam suportáveis e com qualidade.

Matéria enviada por:
Rayner Gomes.
Coordenador do DEINFO/FIMES