Netbooks ficaram ainda mais práticos. A empresa tailandesa NohrTec lançou o Edubook, um netbook direcionado para o mercado educacional que tem como diferencial a sua fonte de energia, ao invés de baterias convencionais, o aparelho utiliza oito pilhas pequenas AA recarregáveis.
     As pilhas permitem até 4 horas de uso e são recarregadas ao ligar o computador na tomada. A iniciativa é mais barata e mais simples de ser encontrada no mercado, já que é compatível com qualquer conjunto de AA recarregável.
    A configuração do netbook inclui tela de LCD de 8.9 polegadas e 1024 x 600 pixels, entre 256 MB e 1 GB de RAM (varia de acordo com o modelo) e um processador x86 de 1 GHz produzido pela Xcore86. Apesar de pouco conhecida, a fabricante do chip garante que o processador x86 tem boa eficiência. O chip consome apenas 1.2 watts e pode rodar sem o auxílio de ventilador para dissipar o calor.
    O processador e a memória RAM se localizam em repartição removível, facilitando o processo de upgrade do aparelho, caso o usuário sinta necessidade. O Edubook vem de fábrica com o sistema operacional Ubuntu Netbook Remix, mas também pode rodar o Windows XP.
     O netbook está com o preço estimado em US$200 nos modelos de configuração básica e em pedidos feitos em grande quantidade diretamente com o fabricante.

Fonte: www.olhardigital.com.br
Acessado em 16/06/2009