Maria Paula Cordeiro Carvalho, discente do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) publicou seu Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da Prof. Dra. Vanessa Resende Souza Silva e Prof. Esp. Lorena Vilela Rezende, na Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales (CLCS), Qualis B1 (ISSN 1988-7833) intitulado “Musicoterapia e Equoterapia como terapias complementares no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
 O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento dos indivíduos, causando dificuldades na interação social, comunicação e alterações comportamentais. O tratamento convencional fundamenta-se na abordagem multidisciplinar de profissionais da saúde e educação. Nesse contexto, este estudo apresenta as terapias complementares, como a Musicoterapia e Equoterapia, que têm sido associadas ao tratamento convencional do TEA, em busca de melhores resultados. A Musicoterapia se destaca por melhorar a conectividade cerebral e facilitar a neuroplasticidade, enquanto a Equoterapia contribui para o desenvolvimento motor, o autocontrole emocional e a redução de comportamentos estereotipados. Ao integrar essas abordagens terapêuticas complementares, será possível potencializar os resultados no tratamento do TEA, contribuindo de forma mais eficaz para o desenvolvimento global e individual de cada indivíduo.
Com este trabalho, a autora espera contribuir para o desenvolvimento dos indivíduos com TEA, através das terapias complementares associadas ao tratamento convencional multidisciplinar.
DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.18n.1-208