A reitora da Unifimes, professora Ma. Ita de Fátima Dias Silva, está no Chile participando juntamente com reitores de diversas regiões brasileiras da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) de 2019. A missão, que teve inicio nesta segunda-feira, 30, se estenderá até 4 de outubro.

De acordo com o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Júnior, a missão ao Chile visa estabelecer boas parcerias e projetos de cooperação cientí­ca e intercâmbio acadêmico. “Assim, teremos a oportunidade de estreitar laços, internacionalizar nossas Instituições e contribuir para o progresso da ciência, para o progresso acadêmico e para o desenvolvimento dos nossos povos”, destacou o reitor.

A missão tem como objetivo principal discutir novas possibilidades de cooperação que proporcionem o aprimoramento e a internacionalização da educação superior entre os países e o apoio ao desenvolvimento de pesquisas bilaterais em temas relevantes ao desenvolvimento social e econômico, além da criação de novos mecanismos de mobilidade docente, discente e do corpo técnico entre as universidades participantes.

REUNIÃO ADMINISTRATIVA DA ABRUEM É REALIZADA EM BRASÍLIA

Todos os meses a Abruem realiza reunião administrativa para discutir assuntos pertinentes ao momento. No mês de setembro, a reunião ocorreu na sede da Abruem, em Brasília, no dia 18.

Entre as temáticas abordadas, uma das que mais se destacou foi a Missão Internacional ao Chile. Na oportunidade, foram realizados os últimos acertos da viagem e de­nido que cada um dos participantes poderá levar material de divulgação da sua instituição para ser entregue nas visitas/reuniões.

Outro assunto discutido foi o 65º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que ocorrerá entre 23 e 26 de outubro em São Luís, no Maranhão. A programação do Fórum foi ­nalizada, além de ter sido con­rmada a participação dos representantes do Grupo de Trabalho Sistema Universitário.

A Abruem deverá elaborar um diagnóstico da Associação para ser apresentado ao GT durante o Fórum. O diagnóstico deve apresentar os sistemas estadual e municipal de educação, suas abrangências e capilaridade.

Participam da reunião administrativa do mês de setembro representantes da Universidade de Pernambuco, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Centro Universitário de Mineiros, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Estadual da Paraíba