A 2ª Festa da Semente, que acontecerá no próximo dia 24 de setembro de 2010 em Mineiros, tem por objetivo resgatar espécies de hortaliças, tubérculos, feijões, etc que já fizeram parte do hábito alimentar de muitas comunidades, como o mangarito (Xanthosoma mafaffa), o ora-pró-nobis (Pereskia aculeata), a araruta (Maranta arundinacea) e que ao longo dos anos, e com os efeitos da “globalização” foram se perdendo. 
Elas ainda estão presentes em algumas fazendas de pequenos agricultores, onde verdadeiros “guardiões” cultivam ainda essas espécies, contribuindo de forma grandiosa para a manutenção da agrobiodiversidade.
Ações desta natureza fortalecem os agricultores familiares, que podem diversificar a sua produção e ter produtos de maior valor nutritivo, além disso podem oferecer esses produtos para a Merenda Escolar (atualmente as escolas públicas tem como obrigação utilizar os recursos de no mínimo 30% com produtos vindos da agricultura familiar – Lei n. 11.947/09), o que gera renda e garante melhor qualidade dos alimentos utilizados na Merenda Escolar. 
Outra política pública que fortalece essa ação é o PRONAF que vem a cada ano, disponibilizando mais recursos, para consolidar a agricultura familiar no Brasil. Vale destacar que o ano de 2010, foi instituído pela ONU como o ano da Biodiversidade, e desta forma, essa proposta se insere neste contexto. 
A 2ª Festa da Semente é uma parceria da FIMES – Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior, EMATER-GO Unidade Mineiros, Prefeitura Municipal de Mineiros, Oréades Núcleo de Geoprocessamento, Engenho São Rafael (Comunidade do Cedro), Comunidade Quilombola do Buracão, Assentamento Rurais: Pouso Alegre, Formiguinha e Serra das Araras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CREDTAG – Cooperativa de Crédito Rural dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e Cooperativa Mista dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Mineiros – COOPERMIN.
A iniciativa ainda conta com o apoio do CREA-GO e da UEG – Unidade Mineiros. Segue a programação:
Dia 24 de setembro de 2010 – 6. feira – Local FIMES (Campus I) – Mineiros-GO
15:00 hs – Recepção
15:30 hs – Boas Vindas e objetivos da Festa – Neiba Maria Moraes Barcelos – Prefeita Municipal
15:50 hs – Palestra: Resgate das Sementes Crioulas
16:20 hs – Apresentação do Programa Municipal de Criação de Suínos de Raças Nacionais
16:40 hs – Preservação da Agrobiodiversidade – experiências na prática – depoimentos de “Agricultores Guardiões”
17:10 hs – Apresentações culturais – Orquestra “Violeiros do Cerrado”, Gastronomia do Cerrado, TROCA de SEMENTES e MUDAS e FEIRA do PEQUENO PRODUTOR
20:00 hs – Encerramento