Na segunda etapa, do primeiro dia, da XX Semana do Calouro da FIMES aconteceu uma mesa redonda com o tema: A DIFERENÇA ENTRE O ENSINO MÉDIO E A FACULDADE.
     Participaram deste momento com os novos acadêmicos os professores DSc Mauro Brasil Dias Tofanelli e a MSc Juliana Oliveira Carvalho.
     "O intuito deste debate foi situar o novo acadêmico com a sistemática do Ensino Superior, tanto no âmbito da sala de aula como na postura que o mesmo deve ter em relação às disciplinas e aos professores" explicou Profº Fábio Trindade Longhi, Coordenador do Departamento de Comunicação da FIMES.
      O debate foi organizado da seguinte maneira:

· 1ª Parte – 10 minutos – destinado para cada professor transmitir suas considerações iniciais (apresentação e introdução ao tema);

· 2ª Parte – 20 minutos – destinado a perguntas e respostas, debate propriamente dito;

· 3ª Parte – 10 minutos – destinado para as considerações finais de cada professor;

     A Profª Juliana destacou aspectos da convivência humana, enquanto o Profº Mauro Brasil retratou os aspectos de pesquisa e extensão, no âmbito da Universidade.
     "Na próxima semana vocês não vão esperem a sineta tocar avisando o horário das aulas e atividades, aqui não é Ensino Médio, é a Faculdade; outro aspecto a ser destacado é o relacionamento com os professores e colegas, esta será a melhor época das suas vidas, tempo de descobertas e realizações, conquistas e derrotas; amizades que perdurarão por muitos anos" afirmou Profª Juliana.
      "A diferença maior em termos de pesquisa, entre o Ensino Médio e o Superior, é que as experiências no Ensino Médio são superficiais e no Ensino Superior a organização e o estudo, bem como os resultados são mais profundos e consistentes. Em termos de extensão, os conhecimentos gerados no âmbito da pesquisa devem ser repassados à comunidade em forma de seminários, dia de campo, treinamento e palestras" afirmou Profº Mauro Brasil.