A primeira atividade do I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA  e da III SEMANA UNIVERSITÁRIA  da FIMES, foi um debate com mesa redonda e troca de informações sobre o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
     Estavam presentes ao debate mais de 865 espectadores, dentre elas, acadêmicos, professores e pessoas da comunidade mineirense, que durante uma hora e meia apreciaram as idéias e sugestões dos conferencistas.
      A Mesa Redonda foi coordenada pelo Profº Divino Barcelos de Menezes, Coordenador do Instituto Superior de Educação, professor de Metodologia Científica da FIMES, graduado em Filosofia, pós-graduado em Metodologia Científica e mestrando em Educação.
      Destacamos a presença dos debatedores da noite:
          01. Profº Dr. José Clecildo Barreto Bezerra, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG);
          02. Profº Dr. Luiz Fernando Stone, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRAPA – Arroz e Feijão;
         03. Profº João Teodoro Pádua, Coordenador Geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás – UFG;

Em suas palavras o Profº Clecildo enfatizou a presença da FAPEG no âmbito da pesquisa e do desenvolvimento do pensamento científico no Estado de Goiás. "Nós não podemos ficar esperando apenas os recursos financeiros para iniciarmos o processo de pesquisa nas Instituições de Ensino Superiro (IES), mas, pelo contrário, devemos submeter os vários projetos existentes ao processo de liberação de recursos e, se não aprovados, estudar os que foram deferidos com o intuito de conhecer as tendências e estrutura dos vencedores, conseguindo, assim, posteriormente as verbas e recursos".
      O Dr. Luiz Stone, da EMBRAPA – Arroz e Feijão, destacou a importância da pesquisa da EMBRAPA na região centro-oeste, mostrando por meio de gráficos que "somente com a pesquisa de novas variedades próprias para a região é que conseguimos aumentar consideravelmente a produtividade, em especial, dos cultivares arroz e feijão".
     O Profº João Teodoro Pádua destacou o papel importante da formação dos professores como cientistas na Universidade Federal de Goiás (UFG), no decorrer dos últimos seis anos, demonstrando por meio de gráficos a situação do desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica. "Quando observamos que os professores se especializam o resultado é um incremento no desenvolvimento científico da instituição como um todo. No início os professores da UFG buscaram, por meio de programas interinstitucionais a especialização necessária, hoje, nós estamos vendendo este tipo de serviço, que antes nós comprávamos. Isto é investimento revertido em conhecimento".