As frutas e hortaliças se destacam como excelentes alimentos para a humanidade, pois quando fazem parte da sua dieta contribuem, indiscutivelmente, para a saúde da população; são às vezes até consideradas como alimentos protetores, pelos efeitos preventivos contra doenças humanas.
     A má educação alimentar e a carência de informações e de melhores estratégias mercadológicas destes produtos contribuem para os baixos índices de consumo per capita destes vegetais pelos brasileiros. Conhecer a realidade do complexo de comercialização possibilitaria, por exemplo, equilibrar a margem de comercialização nos mercados e, conseqüentemente, a redução de preços ao consumidor final, bem como também fornecer informações sobre oferta e procura importantíssimas para toda logística mercadológica, bem como também para o proprietário rural que queira investir no setor produtivo e agronegócio hortifrutícola.
     Neste tocante, é que foi desenvolvido um projeto de pesquisa no município de Mineiros para levantar dados mercadológicos da comercialização de frutas e olerícolas (hortaliças: folhosas, tuberosas, tubérculos e frutos) na sua forma in natura objetivando o fornecimento de informações de mercado local aos vários seguimentos de interesse. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de dez/2005 e jan/2006 pelo Instituto de Dados Estatísticos e de Pesquisas Sócio-Econômicas (Indep/Fimes) em vários equipamentos varejistas: supermercados, sacolões ("frutarias") e a feira-livre.
     Os resultados revelaram que, nos equipamentos varejistas visitados, as 10 principais frutas comercializadas em volume semanal foram na ordem crescente: laranja, maçã, banana, abacaxi, mamão, limão, uva, pêra, tangerina e nectarina; e as hortaliças foram: tomate, melancia, cebola, batata inglesa, repolho, cenoura, abóbora, pepino, beterraba e chuchu.
     Do volume total das 10 principais hortifrutícolas comercializado semanalmente nos equipamentos varejistas entrevistados, as frutas são responsáveis por 34,7% e as hortaliças por 65,3% das vendas. Dado interessante, pois normalmente, as frutas participam em maior volume nos mercados, como no Ceagesp que; no ranking dos 20 produtos comercializados de jan-set/2005, as frutas foram responsáveis por 53,5% e as hortaliças por 46,5%. Isso demonstra que o mineirense tem tendência de consumir mais hortaliças do que frutas.
     A pesquisa ainda demonstrou que 93,3% das frutas e 81,8% das hortaliças comercializadas em Mineiros são oriundas de atacados localizados em regiões distantes. Dados estes que servem de indício da fragilidade e incipiência do setor produtivo de hortifrutícolas em Mineiros e proximidades.
     Os resultados completos, maiores detalhamentos e demais informações serão publicados em revistas científicas especializadas e estarão à disposição de qualquer interessado. O coordenador do projeto de pesquisa, Prof. Mauro Brasil, enaltece e agradece o empenho da Profa. MSc. Marilaine Fernades de Sá (coordenadora do Indep) e dos acadêmicos do curso de Engenharia Florestal Oscar Barbosa Martins Filho e Núbia Sousa Carrijo (bolsistas do Indep) na organização e execução das entrevistas nos equipamentos varejistas visitados.

Matéria enviada por:
Profº DSc Mauro Brasil Dias Tofanelli
Coordenador do Projeto Fruticultura/ICA/FIMES