No dia 05 de novembro, foi realizada a palestra “Encefalopatias espongiformes (mal da vaca louca): conceitos, diagnósticos e diferenciais” ministrada pelo Prof. Dr. Klaus Casaro Santurino, que atualmente é docente junto ao curso da medicina veterinária da Universidade Federal de Jataí – UFJ. A palestra foi organizada pelo grupo de alunos do atual 8º período, e aconteceu no Auditório da Unidade IV, localizado no Ipê Shopping.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “devido à ocorrência da Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB, popularmente conhecida como “doença da vaca louca”, (…), os mercados mundiais consumidores de produtos de origem bovina vêm constantemente atualizando requisitos sanitários para importá-los, visando garantir a inocuidade desses produtos quanto à EEB, doença considerada zoonose.” Valem lembrar ainda que “as Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis – EET são doenças neurodegenerativas que acometem a estrutura do sistema nervoso central. São causadas pelo acúmulo de uma proteína anormal, a qual se origina a partir de uma alteração de uma proteína normal do hospedeiro.”