No dia 24 de junho, o Prof. Fábio André e os alunos Daniele, Fernando, Juciene, Lindyanne, Marinara e Thayná, alunos do 4º ano, participaram do “Curso sobre Guarda Responsável e Gestão da Problemática do Abandono de Animais” promovido pelo Hospital Veterinário da UFG de Jataí.

O curso foi ministrado pelo Dr. Alexander Welker Biondo, professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba. No curso, foram discutidos assuntos relacionados ao problema crescente no país dos cães e gatos errantes e levantadas questões sobre as responsabilidades da sociedade civil, do poder público, das Organizações Não-Governamentais (ONG’s) de Proteção Animal e do papel fundamental do profissional médico veterinário nestes casos.

Os alunos da UNIFIMES, puderam ainda participar das discussões envolvendo a eutanásia de animais e os casos de pessoas acumuladoras de animais ou Transtorno de Acumulação Compulsiva (classificação DSM-5), este último sendo um problema crescente no Brasil e indiretamente ligado à profissão de Médico Veterinário.

Na oportunidade, o Dr. Alexander Biondo – que também criou a primeira Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) do país – explicou ainda as diferenças entre os abrigos de animais americanos e brasileiros e trouxe as experiências bem sucedidas ocorridas no Brasil e em Curitiba, lembrando que uma parceria com os profissionais envolvidos com a saúde básica da família e a medicina preventiva é essencial para o sucesso das estratégias.

O Prof. Fábio, conseguiu ainda firmar parceria com o Dr. Biondo para que os alunos da UNIFIMES possam realizar estágios extracurriculares na área de Medicina Veterinária do Coletivo (Shelter Medicine), área emergente da Medicina Veterinária, junto aos projetos desenvolvidos pelo professor da UFPR em Curitiba. Assim, o curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES poderá desenvolver ações para Mineiros neste contexto e formar profissionais capacitados para atender a demanda das prefeituras da região e do estado de Goiás.