Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros- Unifimes– tem contribuído com o atendimento da Saúde do município de Mineiros. Professores e estudantes do curso tem auxiliado nas demandas e, recentemente, o curso de Medicina da Unifimes intensificou o atendimento na UBS Erasmo Rodrigues de Souza, localizada na Vila da Paz. Através desta parceria entre Unifimes e Município, são atendidos nesta Unidade uma média de 200 pacientes por semana.

Inaugurada em setembro de 2018, a UBS Erasmo Rodrigues de Souza se tornou também uma instituição de ensino e aprendizagem. 90% dos atendimentos nesta Unidade são realizados por acadêmicos e acompanhados por docentes do curso de Medicina da Unifimes. Atualmente a UBS é coordenada pelas enfermeiras Viviane Caldeira e Jorja Eliana da Silva.

A Unidade atua também com práticas de IESC- Integração, Ensino, Serviço e Comunidade. Nessa prática os estudantes aprendem sobre o serviço público, entendendo todo o seu funcionamento. Esse modelo possibilita ainda aos acadêmicos conhecerem a comunidade que está atendendo, através de visitas domiciliares. Vale ressaltar que todos os serviços são acompanhados por profissionais.

A referida UBS trabalha com PSF (Programa Saúde da Família) e com laboratórios de especialidades como otorrino, hematologista, cirurgiã vascular, endocrinologista, pediatras, urologista, nefrologista, reumatologista, clínicos gerais, mastologista e cardiologistas. A Unidade conta ainda com Consultório Odontológico e trabalha com médicos de regulação, que atendem de acordo com os encaminhamentos via Secretaria Municipal de Saúde, e também médicos de território, que realizam atendimento às demandas vindas dos bairros São João, Vila da Paz, Marcelino Teodoro, Manoel Abrão, Jardim das Oliveiras, Santa Maria e parte do Setor Pecuária.

A coordenadora do curso de Medicina da Unifimes, Drª Melissa Carvalho Martins, ressalta a importância desta parceria para o município e para os estudantes. A coordenadora explica que a partir do 5º semestre do curso o estudante inicia o Ambulatório de Especialidades. “Todos os laboratórios estão sendo realizados dentro das UBSs, no atendimento ao paciente através de parceria com o município”, destaca.

Confira abaixo alguns dos programas que estão sendo trabalhados na UBS Erasmo Rodrigues de Souza:
– Saúde do Homem: atendimento exclusivo ao homem
– Programa Hiperdia: voltado aos pacientes hipertensos e diabéticos
– Programa Mamãe Informada: programa desenvolvido para as gestantes
– Programa Crescer Saudável: trabalha a saúde da criança, acompanhando o seu crescimento e desenvolvimento
– Programa Saúde da Mulher: coleta de preventivo e realização de teste rápido
– Programa de prevenção e controle das IST, HIV/Aids e Hepatites
– Planejamento Familiar: se destina à educação sexual, prevenção de gravidez e distribuição de anticoncepcional e preservativos
– Pré-Natal de baixo risco da mãe e do parceiro
– Saúde do Idoso: programa desenvolvido para o atendimento aos idosos
– Saúde do Adolescente: atendimento exclusivo aos adolescentes
– PIC – Políticas Integrativas e Complementares: massagem, ventosa e auriculoterapia. Esse trabalho é desenvolvido pela professora Jeovana Romero, uma das únicas no município aptas a desenvolver este serviço.

UBS Erasmo Rodrigues de Souza
Rua da Serraria Qd. 63 Lt. 01