A Unidade Básica de Saúde Oswaldo José de Souza, no setor Perobeiras, recebeu na manhã de hoje a visita dos estudantes do curso de Medicina da Unifimes para o desenvolvimento do Programa chamado Hiperdia. O Programa tem como objetivo acolher, instruir e tratar pessoas que apresentam interesse sobre as patologias ou sofrem de hipertensão e/ou diabetes.

Os acadêmicos de Medicina da Unifimes fazem parte das equipes das UBS auxiliando-os no atendimento à população,  e hoje, aferiram a pressão e a glicemia dos pacientes, deram orientações mais aprofundadas sobre a alimentação e a importância das frutas, entregaram material informativo e serviram o café da manhã com frutas. No programa estão inclusos também caminhadas que serão realizadas todas as sextas-feiras pela manhã na Unidade.

A implantação desse Programa ocorreu no dia 06/09, quando os acadêmicos juntamente com a Professora responsável, Viviane Caldeira, participaram de uma pequena solenidade. A coordenadora da Unidade, a enfermeira Jorja, fez breve discurso ressaltando a importância dessa parceria e os benefícios à rede pública de saúde.

Após a abertura dos trabalhos, os acadêmicos fizeram testes de HGT, conhecidos como teste de glicemia ou de glicose e orientações sobre o desenvolvimento e conservação de uma vida saudável. Encerraram suas atividades servindo um delicioso café da manhã a todos os presentes.