Alunos da Liga de pediatra sob orientação da professora Samantha Ferreira publicam artigo intitulado “Complicações da infecção congênita por zika vírus’’ Em revista Qualis B2. Brazilian Journal of Development. O objetivo desse artigo é descrever quais são as complicações da infecção congênita por Zika vírus. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online(SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline) e Scholar Google. O período selecionado foi de 2016 a 2022, sendo escolhidos 10 artigos. Os estudos avaliados evidenciaram que o Zika vírus causa a morte das células cerebrais em desenvolvimento, resultando em alterações como microcefalia, atraso neuropsicomotor, desproporção craniofacial e alterações visuais e auditivas. As principais alterações visuais são miopia, astigmatismo e hipermetropia. A exposição ao vírus no 1°e no 2° segundo trimestre de gestação aumenta a chance de alterações congênitas. Dessa forma, as complicações causadas pelo Zika vírus são graves e diversas. Assim, medidas que controlem a proliferação e a disseminação do vetor dessa doença são de suma importância.