No dia 28/09/2022, última quarta-feira, a Liga Acadêmica de Raciocínio Clínico e Diagnóstico (LARCD) realizou uma palestra no Auditório da UNIFIMES – Campus Trindade com a ilustríssima presença do Professor Dr. Celmo Celeno Porto. A Diretoria da Liga, composta pelos alunos: Julia Karoliny Alves Moises (Presidente), Rubens Rezende Ferreira (Vice-Presidente), Nathália Santa Cruz Pinheiro Costa (Diretora Finaceira), Amanda Santos Nascimento (Secretária), Jennifer Almeida de Oliveira (Diretora de Extensão), Iara Marinho Martins (Diretora de Pesquisa) e Tiago Marques Gomes (Diretor de Comunicação e Marketing), com orientação dos professores Fernando Azevedo e Ana Flávia Campedelli, foi a responsável por organizar todo o evento, que contou com a parceria da agência de fotografia Talentos (@talentosevoce).

O Dr. Celmo Porto é a maior referência em Semiologia Médica do país, sendo o autor do livro “Semiologia Médica”, livro usado em todas as faculdades de Medicina do Brasil, que já está em sua oitava edição, e agora lança a segunda edição do Livro “Clínica Médica na Prática Diária”, todos pela editora Guanabara-Koogan. Este último foi sorteado exemplar físico durante a palestra a qual a estudante Fernanda Mendonça, acadêmica de Medicina da Turma 5 do Campus Trindade, foi a ganhadora.

Durante a palestra o Dr. Porto ressaltou a importância de sempre colocar o ser humano em primeiro lugar, e com o tema “Anamnese na Modernidade”, salientou o quão é importante que os futuros médicos saibam dar atenção e tratar com empatia o paciente, visando sempre um exame clínico de excelência em prol do paciente, como o mesmo disse: “Medicina de excelência, só é excelente com exame clínico de excelência”. Além disso, abordou sobre o mundo moderno e as novas tecnologias que servem como ferramentas para os médicos nos tempos atuais, e como os mesmos devem usá-las junto ao cuidado com os pacientes.

Ao final, a LARCD junto a UNFIMES – Campus Trindade ofertou um coffe break a todos os inscritos na palestra e uma sessão de fotos e autógrafos com o Dr. Celmo Porto em parceria com a agência de fotografia Talentos.