No dia 24 de setembro de 2014 foi lançando a pedra fundamental do Jardim Sensorial “Keiniti Yoshino” na APAE de Mineiros. A implantação desse jardim faz parte do “PROJETO MAIS SENTIDO AO JARDIM” elaborado pela equipe do Clube de Jardinagem de Mineiros e propõe a construção de 2 jardins sensoriais – um na APAE Mineiros e outro no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES. Na APAE, o jardim tem uma área de 756,58 m2 e na UNIFIMES 107,92 m2.

O jardim sensorial é um espaço planejado para ser percebido através dos cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição). Pessoas portadoras de necessidades especiais não, podem vivenciar o jardim. O Jardim da APAE será um espaço didático para atender seus alunos e também a comunidade em geral, através de visitas orientadas.

A proposta é ter um ambiente socializador para ações de extensão e terapias ocupacionais. O Jardim na UNIFIMES tem o propósito de ser também um espaço didático, psicopedagógico e terapêutico. Os alunos de todos os cursos de Graduação e Pós-graduação poderão abordar e vivenciar questões de inclusão, acessibilidade, educação ambiental, percepção, motricidade, além de desenvolver ações de extensão para comunidades.

Como exemplo: asilos, escolas, creches, projetos sociais, por meio de visitas orientadas e terapias, assim como para realização de pesquisas. O projeto conta com a parceria do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local da Odebrecht Agroindustrial, UNIFIMES, Clube de Jardinagem, APAE e Prefeitura Municipal de Mineiros. A previsão é de que os jardins fiquem prontos nos próximos três meses.