No dia 20 de março, no Auditório Central da Unifimes, a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Única deu início a primeira palestra do módulo de palestras sobre zoonoses dos famosos. A mesma foi ministrada pelo Profº Me. Eric Mateus Nascimento de Paula abordando o tema sobre Tuberculose partindo da cantora Simaria da dupla Simone e Simaria.

A cantora Simaria, 35 anos, que faz dupla sertaneja com a irmã Simone, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar em novembro do ano passado. A mesma precisou dar uma pausa na carreira depois de chegar aos 42kg. A doença, que tem maior incidência em mulheres e jovens adultos, exige tratamento mínimo de 6 meses.

“A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. Pode ser dividir em forma pulmonar (acometimento dos pulmões) e extrapulmonar (que acomete outros órgãos como fígado, linfonodos, articulações entre outros)”.