O PROGRAMA INTERLABORATORIAL 2008 do IAC (Instituto Agronômico) conferiu os Selos para Análises Básicas e Granulometria ao Laboratório da FIMES, no Campus II. Entre 100 laboratórios que participaram do Programa, a FIMES ficou em 12º lugar, considerado um dos melhores do Brasil.
     A análise de solo é a análise química mais utilizada na agricultura no mundo todo. Ela permite não apenas orientar as práticas de adubação e calagem, mas também monitorar a disponibilidade de nutrientes ou a presença de elementos tóxicos em excesso, que possam causar danos às plantas e ao ambiente.
    Para que o agricultor tenha acesso a um serviço mais confiável, o IAC realiza, desde 1984, um Programa Interlaboratorial, do qual participam quase 100 instituições, visando a melhoria da qualidade dos serviços de análise do solo oferecidos por laboratórios públicos e privados. Assim, a análise de solo, por trazer grandes benefícios a um baixo custo, deve fazer parte das práticas dos bons agricultores.
    Para concorrer aos “selos de qualidade” do Programa, os laboratórios devem efetuar todas as determinações do conjunto analítico dos quais planejam participar, além de analisar um número mínimo de 16 amostras durante o ano, correspondente a 80% das amostras distribuídas.
    A participação no Programa é voluntária e os laboratórios não são identificados nos do*****entos contendo resultados, divulgados pela Coordenação, a fim de evitar o uso indevido dos dados por parte de laboratórios concorrentes. É obrigatório o emprego dos métodos analíticos padronizados pelo Programa.
   O Ensaio de Proficiência IAC é listado como provedor de Ensaio de Proficiência no INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, Rio de Janeiro, RJ (https://www.inmetro.gov.br/laboratorios/indiceProvedores.asp) e do EPTIS – The International Proficiency Testing Information System, Berlin, Alemanha (www.eptis.bam.de)
    Para maiores informações entre em contato com o Instituto de Pesquisas Agropecuárias da FIMES – IPAF (Campus II) que fica situado na BR 364 Km 312,5, Fazenda Flores das Perdizes, a 15 Km da Cidade de Mineiros, pelo telefone (064) 3610-9348, com a Prof. Neusa Siqueira Carvalho de Salles, Coordenadora dos Laboratórios de Solos e Semente.
     Maiores informações sobre o Programa acesse o endereço:   https://lab.iac.sp.gov.br

Fonte: Dept. de Comunicação / FIMES
Matéria enviada por: