Apresentação

A Semana Universitária da UNIFIMES, criada a partir dos esforços da comunidade acadêmica, teve desde a sua primeira edição, o propósito de divulgar o vasto conjunto de ações executadas dentro e/ou em conjunto com o Centro Universitário, que em diferentes momentos reforçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Com esta mesma filosofia surge a IX Semana Universitária: VIII Encontro de Iniciação Cientifica, I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, II Olimpíada UNIFIMES e Mostra das profissões – 2014.

Neste ano, o objetivo da semana é promover a reflexão sobre a Ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento social demonstrando seu enfoque com o ensino, pesquisa, extensão e ação comunitária. Os trabalhos serão articulados em forma de palestras; mini cursos, mostras, oficina e outros recursos que possibilitem a troca de experiência.

O VIII Encontro de Iniciação Científica e a I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, complementam os trabalhos da IX Semana Universitária no momento que se propõem a divulgar os trabalhos de pesquisa realizados por pesquisadores desta instituição juntamente com seus discentes e na maioria das vezes vinculados a parcerias com outras instituições. Portanto, para o êxito da IX Semana Universitária da UNIFIMES- 2014 descrevemos seus objetivos e forma de participação.

Objetivos:

• Integrar o Centro Universitário e a comunidade local.
  • Promover a visibilidade dos projetos e programas na área de extensão, ensino, pesquisa e ação comunitária, visando o fortalecimento dos vínculos com a sociedade atual.
  • Realizar entre os participantes a troca de experiências, informações e conhecimento entre os temas trabalhados.
  • Envolver professores e acadêmicos em suas áreas, para que através de suas experiências possam apresentar à comunidade os seus conhecimentos, com a demonstração dos seus trabalhos.
  • Através VIII Encontro de Iniciação Cientifica estimular professores-pesquisadores a envolver acadêmicos de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a qualificação desses profissionais.
  • Desenvolver o pensamento científico dos acadêmicos, dando oportunidade aos mesmos de realizarem suas pesquisas.
  • Através da “Feira de ciência e tecnologia para o desenvolvimento social“, realizada em conjunto com as empresas locais, envolver a população com atividades de ciência e tecnologia levando ao conhecimento da população o que estamos contribuindo para o desenvolvimento social.
  • Através da Mostra das Profissões, possibilitar a aproximação entre os estudantes do ensino médio e a UNIFIMES como estratégia de estímulo para acesso ao ensino superior, além de mostrar o que a instituição tem a lhe oferecer;
  • Promover a interação com ações e atividades culturais;

Inscrições/Editais

De 18/09 à 30/09/2014 R$ 20,00
De 01/10 à 05/10/2014 R$ 25,00
Dia 09/10/2014 das 18h00 às 20h00 no Ipê Shopping R$ 30,00

VIII Encontro de Iniciação Científica

Olimpíadas

A II Olimpíadas Universitárias UNIFIMES acontecerá entre os dias 06 a 09 de outubro de 2014. As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 18 de setembro, na recepção da Unidade I da Instituição, mediante a taxa de 10 reais por aluno em cada modalidade. Nesse ano as modalidade disponíveis são:
  • Futebol,
  • Futsal,
  • Handebeach,
  • Voleibol,
  • Vôlei de areia,
  • Basquetebol,
  • Basquete street,
  • Natação,
  • Ciclismo,
  • Mini-Maratona 4,5 Km,
  • Tênis de mesa,
  • Xadrez,
  • Truco.
A premiação para categorias será anunciada após o período de inscrição.
Clique aqui para baixar a ficha de inscrição para as Olimpíadas UNIFIMES.
Maiores informações com o Docente Domingos Sávio Teixeira Geraldo, Coordenador das Olimpíadas.

Comissão

A IX Semana Universitária: VIII Encontro de Iniciação Cientifica, I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, II Olimpíada UNIFIMES e Mostra das profissões tem a seguinte estrutura organizacional:

• Coordenação Geral – Márcia, Rejane e Divino
  • Conselho Consultivo – Ita, Juliene, Nilvan, Marilaine
  • Secretaria Executiva, Comunicação e Divulgação – Hiala, Alessandro
  • Comissão Técnico Científica/Comitê Editorial – Rejane, Fernando Markus, Gildomar, Daniel, Márcia e Gerivan
  • Comissão Cultura – Zaíra, Irondina, Endrigo, Joniel, Valquíria
  • Comissão “Mostra das Profissões” – Divino, Dominga, coordenadores de cursos e alunos representantes de cursos
  • Comissão de Logística e Infra-estrutura – Sandra, Fernando Freitas, Renato e Danilo
  • Comissão Inscrições e Certificados – Milena, Fernando Freitas e equipe de apoio
  • Comissão de Avaliação – CPA – Juliene, Vera, Dominga e Dheniffer Xavier
  • Comissão Atividade Servidores – Liomar, Sandra, Kelly, Danielle, Hiala, Leandro, Márcia
  • Comissão Atividade Professores – Divino, Juliene, Márcia e Rejane
  • Comissão Olimpíada UNIFIMES – Lenilza, Domingos
  • Comissão Financeira – Liomar, Eduardo

Realização/Apoio

parceirossemana

Artigos publicados no VIII Encontro de Iniciação Científica, com o ISSN 2316-8226:
  • O BEM-ESTAR E A SAÚDE NA EDUCAÇÃO.
    • Elindomar Batista Coelho, Gean Fábio Carrijo Machado, Geiza Morais Puena, Luinguy Kennedy Silva, Elisângela Maura Catarino, Marcelo Máximo Purificação.