O INDEP foi criado em 1992 com o objetivo de promover e realizar pesquisas de caráter social, econômico e institucional. Coordenado por professores da área de Estatística conta, também, com a participação de alunos dos cursos oferecidos pela FIMES que atuam na pesquisa de campo e/ou na tabulação e confecção dos Relatórios Técnicos.
Desde o ano de 2005, período de transformação da FIMES em Faculdades Integradas, até agosto de 2009, o INDEP realizou 157 pesquisas, atingindo a média de 31,4 pesquisas desenvolvidas por ano.
Dentre os trabalhos realizados por este Instituto destacam-se as pesquisasrelacionadas à avaliação interna da Instituição, que é um processo organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e através do qual se busca analisar a qualidade das ações desenvolvidas no âmbito de todas as instâncias da Instituição, bem como se compreender os sentidos e as representações destas ações para a comunidade acadêmica e a sociedade local. Os relatórios a partir de 2003 estão disponíveis para consulta neste endereço eletrônico: https://www.fimes.edu.br/index/indep.html.

Além disso, realiza pesquisas que possibilitam à FIMES acompanhar o perfil sócio-cultural e econômico dos candidatos inscritos e matriculados em cada vestibular realizado por ela, assim como auxilia a Comissão do Vestibular nas tomadas de decisão.

Os relatórios técnicos confeccionados desde 2003 a partir da coleta de dados das pesquisas citadas acima, estão disponíveis para consulta em https://www.fimes.edu.br/index/cpa.html.

Dentre os serviços solicitados ao INDEP pela sociedade mineirense, destacam-se duas pesquisas: (a) Troféu Emas, que há 12 anos elege as personalidades do ano; (b) eleitorais municipais que, só em 2008, foram sete.

O INDEP no momento está apto a realizar 55 tipos de pesquisas, a exemplo destas:

• Satisfação do cliente (serviços e produtos);
  • Avaliação de desempenho dos Funcionários;