Estudantes universitários que estudam em instituições de ensino superior que necessitam de financiamento para quitar o valor de suas mensalidades devem ficar atentos: foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) a data do período de inscrições para o processo seletivo do Fies 2016 – Fundo de Financiamento Estudantil.

Segundo o anunciado as inscrições para selecionar estudantes aptos a contratar financiamento estudantil do Fies 2016 começam no dia 26 de janeiro e vão até o dia 29 do mesmo mês. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico https://fiesselecao.mec.gov.br/, sendo este o único meio disponível para realização de inscrições.

Para se inscrever é necessário que o estudante informe o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), crie uma senha pessoal e informe um endereço de e-mail. O endereço de e-mail deve ser válido, pois nele será enviado o link para a ativação do cadastro no Fies 2016.

Desde que foi criado em 2001, o Fies já concedeu mais de 2 milhões de financiamentos estudantis e uma das principais vantagens oferecidas pelo financiamento é a taxa de juros de 6,5% ao ano e também as condições oferecidas para a quitação do contrato.

O que é necessário para se inscrever no Fies 2016

Para participar do processo seletivo do Fies 2016 e concorrer a uma das 300 mil vagas para novos financiamentos que serão oferecidas durante o ano, é necessário que o estudante atenda os seguintes requisitos:

• Sua renda familiar não pode ser maior que dois salários mínimos e meio por pessoa da família;
  • Ter participado de alguma edição doExame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido uma média de 450 pontos nas provas de conhecimentos e superior a zero na prova de redação.