O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de implementar um sistema de gerenciamento que irá agilizar os procedimentos operacionais relacionados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
      Integrada ao e-MEC, a ferramenta chamada Módulo de Avaliação auxiliará diretamente as atividades desenvolvidas na Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES). Os seus recursos permitirão à autarquia enviar comunicados para as instituições e avaliadores, preencher formulários eletrônicos, finalizar relatórios de avaliação e designar comissões de avaliação. Isso porque o sistema também incorporou às suas funcionalidades o que antes era feito pelo Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação (BASis).
       Segundo a diretora da DAES, Iguatemy de Lucena Martins, o módulo criado pela autarquia irá assegurar transparência ao processo de avaliação. “A implementação dessa ferramenta trará melhoria na qualidade do fluxo de avaliação. Com isso, teremos mais eficiência na gestão dos processos”, explica a diretora. Iguatemy Martins acrescenta ainda que a inserção dos avaliadores ao novo sistema está sendo realizada gradativamente, de acordo com as recapacitações promovidas pelo Inep.
       Mesmo tendo sido integrado ao e-MEC, que gerencia as informações relativas aos processos de regulação da Educação Superior no Ministério da Educação (MEC), o Módulo de Avaliação será de inteira responsabilidade do Inep.

Fonte: MEC
Acessado no site:
www.nota10.com.br
Em 21/09/2009