O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)  anunciou na sexta-feira, 11 de maio, a relação final de dispensados do ENADE 2006, com 1.793 nomes.
     A lista pode ser acessada no endereço eletrônico <https://download.uol.com.br/educacao/enadefinal.pdf>.
      Ao todo o INEP recebeu 14.062 justificativas (6.298 de concluintes e 7.764 de ingressantes), de 82.830 faltosos. Foram aceitas 5.286 (37,6%) do total geral. Destas, 3.493 já estavam na lista (em pdf) divulgada em março.
      Como a participação no ENADE é requisito obrigatório para a colação de grau, os estudantes devem procurar a coordenação de seus respectivos cursos a fim de solicitarem a emissão do historio escolar e do diploma e graduação. Quem não foi dispensado tem de fazer a prova novamente.
      As próximas provas do ENADE estão marcadas para 11 de novembro de 2007, a partir das 13:00h (horário de Brasília). Os dirigentes das Instituições de Educação Superior (IES) são responsáveis pela inscrição no ENADE de todos os estudantes desses cursos que colarem grau até o dia 18 de agosto de 2007. O prazo acaba em 31 de agosto de 2007.
      Contudo nem todos farão o exame: serão dispensados os universitários inscritos que não forem selecionados pelo MEC (o exame é feito por amostragem) e aqueles que estão cursando atividades curriculares fora do Brasil na data da prova (em instituições conveniadas com a faculdade de origem).
      Mas os que não forem selecionados na amostra e queiram participar do exame podem pedir à coordenação de seus cursos que os inscrevam como voluntários, o prazo final é 04 de outubro de 2007.
      A lista dos estudantes selecionados será divulgada até o dia 25 de setembro/2007. Os locais de prova serão anunciados até o dia 22 de outubro/2007. Também é de responsabilidade da IES divulgar essas informações a seus universitários.
      O ENADE faz parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e seu objetivo não é dar nota ao aluno, mas avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido a ele. Também compõem o SINAES a avaliação do curso e a avaliação institucional.

Matéria acessada no site:
<www.goiaseducação.com>
 em 16 de maio de 2007, às 08:30h.