O INDEP foi criado em 1992 com o objetivo de promover e realizar pesquisas de caráter social e econômico. Coordenado por professores da área de estatística, o INDEP conta também com a participação de alunos dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, que atuam na pesquisa de campo ou internamente, na colaboração técnica eestágios. Mais recentemente tem-se investido na pesquisa científica sob forma de orientação para delineamentos de pesquisas científicas e análise de dados. A principal frente de atuação do INDEP é a realização de pesquisas sociais e de mercado, com temas variados que englobam desde política à preferência de consumidores. É, também, atribuição do INDEP a auto-avaliação institucional da UNIFIMES, e mais recentemente, a orientação para delineamentos e análise de dados de pesquisas científicas e assessoria no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Confira as pesquisas que foram realizadas durante todo o ano de 2011 e os seus resultados:

1. PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS (NÃO PUBLICADA)
  • Objetivo: Verificar a opinião pública sobre a avaliação da administração municipal e os possíveis candidatos a prefeito.
  • Local de realização da pesquisa: Mineiros – GO.
  • Período da pesquisa de campo: maio de 2011.
  • Universo pesquisado: Moradores com idade igual ou superior a 16 anos com título eleitoral emitido pelo Cartório Eleitoral de Mineiros – GO.
  • Número de entrevistados: foram ouvidos 648 eleitores.
2. PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS (NÃO PUBLICADA)

• Objetivo: Verificar a opinião pública sobre a avaliação da administração municipal e os possíveis candidatosa prefeito.
  • Local de realização da pesquisa: Mineiros – GO.
  • Período da pesquisa de campo: julho de 2011.
  • Número de entrevistados: foram ouvidos 804 eleitores.

3. LEVANTAMENTO DE PREÇOS DE 107 PRODUTOS DE LOJAS AGROPECUÁRIAS

• Objetivo: Realizar um levantamento de preços de 107 produtos, junto a 4 Lojas Agropecuárias de Mineiros – GO.
  • Local de realização da pesquisa: Mineiros – GO.
  • Período da pesquisa de campo: Março e abril de 2011.
  • Número de estabelecimentos comerciais visitados: 3 Lojas Agropecuárias.

4. PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO POR CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

• Objetivo: Identificar entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio de Mineiros e Região, a preferência por Cursos Superiores.
  • Local de realização da pesquisa: Alto Araguaia – MT, Alto Garças – MT, Araguainha – MT, Caiapônia – GO, Costa Rica – MS, Doverlândia – GO, Jataí – GO, Mineiros – GO.
  • Período da pesquisa de campo: Outubro a Dezembro de 2011.
  • Tamanho da população: 1.848 alunos.
  • Tamanho da amostra: 721 alunos.

5. VI SEMANA UNIVERSITÁRIA E V ENCONTRO DE INICIAÇÃO DA UNIFIMES – 2º SEMESTRE DE 2011

• Objetivo: Avaliar a VI Semana Universitária e V Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário de Mineiros -UNIFIMES realizados no 2º semestre de 2011.
  • Local de realização da pesquisa: UNIFIMES, Mineiros – GO.
  • Período da pesquisa de campo: Novembro de 2011.
  • Universo pesquisado: 849 alunos.
  • Número de entrevistados: 431 alunos.

6. 20º TROFÉU EMAS: OS MAIS LEMBRADOS DE 2011

• Objetivo: Identificar as empresas, profissionais liberais e líderes públicos ou privados que mais se destacaram em Mineiros no ano de 2011, com a finalidade de se obter os indicados para o 20º Troféu Emas.
  • Local de realização da pesquisa: Mineiros – GO.
  • Período da pesquisa de campo: Agosto a setembro de 2011.
  • Universo pesquisado: População mineirense com 16 anos ou mais.
  • Número de entrevistados: 300 pessoas.

7. EMPREGABILIDADE DE EGRESSOS DA UNIFIMES (EM ANDAMENTO)

• Objetivo: Verificar a empregabilidade de egressos dos Cursos ofertados pela UNIFIMES.
  • Local de realização da pesquisa: Mineiros e demais cidades da Federação onde se encontram egressos da UNIFIMES.
  • Período da pesquisa de campo: Iniciada em Novembro de 2011.
  • Universo pesquisado: Egressos da UNIFIMES.
  • Número de entrevistados até o momento: 100 pessoas.

8. PERFIL DOS DOCENTE DA UNIFIMES (EM ANDAMENTO)

• Objetivo: Traçar o perfil dos professores da UNIFIMES.
  • Local de realização da pesquisa: UNIFIMES.
  • Período da pesquisa de campo: Iniciada em Dezembro de 2011.
  • Universo pesquisado: Professores da UNIFIMES.
  • Número de entrevistados até o momento: 52 pessoas.

9. PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DOS INSCRITOS AO VESTIBULAR 2011/1 DA UNIFIMES

• Objetivo: Possibilitar o acompanhamento do perfil sócio-cultural e econômico de todos os Inscritos ao Processo Seletivo da UNIFIMES.
  • Local de realização da pesquisa: Abrange todos os Estados do Brasil.
  • Período da pesquisa de campo: Outubro a Dezembro de 2010.
  • Universo pesquisado: Alunos concluintes do Ensino Médio e população em geral, que já concluiu o mesmo.
  • Número de entrevistados até o momento: 1.081 pessoas.

10. PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DOS INSCRITOS AO VESTIBULAR 2011/2 DA UNIFIMES

• Local de realização da pesquisa: Abrange todos os Estados do Brasil.
  • Período da pesquisa de campo: Julho de 2011.
  • Número de entrevistados até o momento: 124 pessoas.

11. PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DOS INSCRITOS AO 1º VESTIBULAR 2012/1 DA UNIFIMES

• Local de realização da pesquisa: Abrange todos os Estados do Brasil.
  • Período da pesquisa de campo: Outubro a Dezembro de 2011.
  • Número de entrevistados até o momento: 804 pessoas.

Marilaine de Sá Fernandes
Coordenadora INDEP